0

EXÉRCITO VERMELHO O QUE É QUE VOCÊ FAZ?

BLOG 1

blog 4

Mãe, estou aqui em nome de seus filhos para lhe homenagear. Diante do que nós aprendemos durante esses anos, se realmente quisermos atingir nosso objetivo, devemos saudar os Orixás e não apenas com festas ou rezas, devemos conhecer e reconhecer o Orixá, devemos senti-lo, se-lo, vivê-lo, compreendê-lo, reconhece-lo em nossas vidas. Assim, não vimos melhor forma de homenageá-la que não fosse mostrarmos o que VOCÊ nos ensinou sobre Ele, o que VOCÊ nos mostrou sobre as formas que Ele se apresenta e age em nossas vidas. Foi você que nos fez e ainda nos faz enxergar a cada dia que não existe bom ou ruim, bem ou mal, certo ou errado; existe sagrado, fundamento, fé, emoção, arrepio, sentimento…. Ou seja, não existe Ogum bonzinho ou Ogum malzinho, existe OGUM, O ORIXÁ QUE CORTA A CABEÇA, QUE MATA 5 PARA SUSTENTAR 500.

Esse são alguns de seus filhos falando sobre os “seus” Oguns… Aqueles que você apresentou…

Continue lendo “EXÉRCITO VERMELHO O QUE É QUE VOCÊ FAZ?” »

7

MAIS e MAIS… como Ogum e aquelas sem saúde mental

Desiguadade_SocialAhhh… que encantador!!!… Já estamos em fessstaaa…. Sim, já vi alguns braços com esparadrapos, já recebi muitos e-mails confirmando e falando da emoção que foi fazer a doação de sangue intencionado ao Orixá Ogum em meio ao nosso movimento - MOVIMENTO NACIONAL UMBANDISTA DE DOAÇÃO DE SANGUE – de 19 a 26 de abril 2014. 

(difícil agradecer o empenho, a participação e a doação… difícil retribuir o carinho de todos… assim, 
Rogo que Ogum retribua por mim e que em forma de agradecimento, abençoe cada passo.) 
 

Sim, já estou, estamos nos preparando Continue lendo “MAIS e MAIS… como Ogum e aquelas sem saúde mental” »

12

Pensar é coisa muito perigosa…

Corupá Ano novo. 125 (1)Sim, tenho plena consciência que muito não sei. Também tenho plena consciência que o saber, ou melhor, que o MELHOR SABER É e DEVE SER constante, maleável e totalmente intrigante. Saber através do óbvio, do preto no branco, da louça e giz, da fragmentação, do cabresto, do cômodo assento, do corpo escorado é – para mim – uma inadequação com o Ser, com o Corpo e com a Mente, principalmente quando penso em crianças e umbandistas.

Por que crianças? POR QUE umbandistas???

Porque entendo que ambos Continue lendo “Pensar é coisa muito perigosa…” »

9

DIAS ABENÇOADOS

-
-
 
 
“Uma fé que não dá fruto nas obras não é fé”
Papa Francisco

-

 

Axééé pessoal, Ogum está em ronda! Ogum está FIRMADO!!!

Firmado para mais uma vez consolidarmos o MOVIMENTO NACIONAL UMBANDISTA DE DOAÇÃO DE SANGUE idealizado por nós da Umbanda Carismática para toda a Umbanda (independente da vertente) e para todas as pessoas.

Pelo segundo ano reafirmo que esse movimento é diferente, é simples, é gostoso, é emocionante e principalmente, tem grande poder de transformação. Ele salva vidas, esquenta o espírito e proporciona sorrisos. Sorrisos para quem recebe e para quem doa. Aliás, a doação de sangue dá esperança, atinge a todos indistintamente e supre as necessidades básicas de qualquer indivíduo assim como vejo e sinto a Umbanda.

Um movimento reconhecido muito mais pelo Astral do que por qualquer outro órgão. Um movimento íntimo, pessoal e silencioso que em nada incentiva a vaidade, o poder ou o egoísmo. Um movimento e ato que, para mim, traduz parte da Umbanda e de Ogum ao esticarmos o braço permitindo que a veia salte a fim de que o sangue quente e vermelho corra.

-
“Ogum é a força incontrolável, o poder dominador.
Patriarca dos exércitos, dono das armas, do movimento e do choque. Ama o desafio.
Não desiste, luta!
Ogum é o poder do sangue que corre nas veias.”

-

Um movimento de uma semana (19 a 26 de abril) em que peço: vá, vista-se de Branco, exponha seus fios de contas, reze e procure um posto de coleta de sangue para fazer sua doação de sangue.

É Ogum que está em ronda! É a Umbanda que – vestida e ativa – prova sua capacidade de fazer mais por Mais.

Sim, a Umbanda também é caridade, doação, capacidade de compartilhar, amor, fazer o bem seja lá a quem – a qualquer hora e em qualquer lugar. A Umbanda é Atitude. Simplicidade. Força. Realização. É uma religião que supre toda e qualquer necessidade, física, mental e espiritual. A Umbanda é uma religião para aqueles que pensam e fazem DIFERENTE. Para aqueles que buscam o DIFERENCIAL, para aqueles que FAZEM A DIFERENÇA!

Siiiimmmm…. Vamos lá pessoal, vamos fazer algo MAIOR, algo MELHOR, algo FORTE, algo EXPRESSIVO e que realmente PROMOVA O BEM.

Vamos fazer MAIS! Vamos compartilhar, divulgar, agitar, mobilizar o MOVIMENTO NACIONAL UMBANDISTA DE DOAÇÃO DE SANGUE a fim de favorecer nossa religião, nosso Orixá, nossa conduta e a VIDA.

SERÁ SÓ UMA SEMANA.

SERÃO SÓ SETE DIAS – 19 A 26 DE ABRIL.

SERÃO DIAS ABENÇOADOS que podem transformar a vida de muitas pessoas se nos destinarmos A JUNTOS, aumentarmos os níveis de sangue nos hemocentros desse Brasil tão religioso, tão umbandista, tão espiritualizado e tão humano.

SETE DIAS coroados por Ogum, pela coragem e pelo MILAGRE.

Vamos! Acredite, acredite você também!

Vamos compartilhar!!!

Vamos lá arregaçar as mangassssss……

-
Ogum, o guerreiro filho de Odùduà e rei de Ifé que conquista a cidade de Irê assumindo o título de Oni (senhor ou rei). Em torno de Irê havia sete aldeias, Ogum assume todas e se divide em  sete partes para suprir, compor, prover cada aldeia conquistada.
Nada, ninguém, nenhuma de suas conquistas fica sem seu zelo, ronda e ação.
Patacuri Ogum!!!
-
 

_______

12

Como Alice escorregando na toca do coelho

matrixÉ próprio do ser humano distinguir o bem e o bom do mal e mau. É “importante” para o Homem encontrar um culpado para aliviar e até justificar seu próprio desajuste, incompreensão e desejo, assim como, para materializar aquilo que é imaterial, irracional e injustificável.

Diabo e Exu são os artistas principais nessas cenas, inclusive muitas vezes são confundidos, não é mesmo?

Aí ouvimos discursos e nos encravam doutrinas contextualizadas através de frases do tipo: Exu faz o mal; Exu é um espírito caído; Exu precisa de luz, precisa evoluir… e assim por diante.

Pois bem, o filósofo contemporâneo espanhol Fernando Savater diz que “o que nos convém costumamos dizer que é “bom”, pois nos cai bem; outras, em compensação, não nos convêm, caem-nos muito mal, e o que não nos convém dizemos que é “mau”.

Já o filósofo alemão Leibniz diz que ‘o direito’ deve provir de três princípios morais básicos: Não prejudicar ninguém; Atribuir a cada um o que lhe é devido; Viver honestamente.

E eu afirmo que Continue lendo “Como Alice escorregando na toca do coelho” »
10

Ainda em viagem, na reza e na preparação…

Coruja-voando-485x728Axé pessoal. Muitas coisas têm acontecido por esses dias – dias de danças, fantasias, passeios, cantos, carnaval, torcidas, homenagens, Mulheres, reflexões, reflexos. Dias de escolhas, decisões, passeios, viagens, de ficar em casa. São dias e mais dias cheios de movimentos, sedentarismos….. Enfim, dias cheios de possibilidades que dependem apenas de nós, e que por tanto, vale estarmos alertas.

Alertas às nossas ações e escolhas, às coerências e conformidades. Alertas a uma vida mais feliz capaz de comemorar a cada instante as oportunidades de Ser e Ter. Alertas ao estado de espírito, à capacidade de sorrir e REZAR…  Isso mesmo! Devemos estar alertas as nossas capacidades de rezar.

Creio que estamos sempre ouvindo conselhos estimulando a reza e que normalmente Continue lendo “Ainda em viagem, na reza e na preparação…” »

12

Só para compartilhar…

viaaaaagemAxééé pessoal, vocês não imaginam a adrenaliiiina, a vibração, a fúria dos ventos, o arder do corpo, os sons que ouço e o tsunami de informações …

Domingo tenho um encontro muito especial, super esperado e que muito promete. Nesse dia iniciaremos o estudo “Conheça “SEU ORIXÁ” e reconheça SEU EU” e nele, como muitas vezes já disse, a intenção é mergulhar, é “viajar”.

Creio que muitos sabem que para um bom mergulho é preciso dominar a respiração, ter coragem e impulso. Assim como sabem que viajar é uma arte, que propõem preparação e que provoca a emoção, a vontade e muita disposição. Não é a toa que Mário Quintana dizia “viajar é trocar a roupa da alma” afinal, viajar abre nossos olhos e abastece nossa memória ajudando-nos enfrentar o dia a dia. Chega a ser uma necessidade do homem segundo as palavras de Amyr Klink descritas em seu livro ‘Mar sem fim’: “um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor” e completa, “conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver… É preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”

Nesse contexto, penso que dá para imaginar o meu Continue lendo “Só para compartilhar…” »

14

Sagrado culmina com o Profano

mensagens_de_boa_sorte

4:00 horas da manhã e já estava na lida cotidiana. Preparava as coisas para mais um dia, para meus filhos e marido que logo iriam começar a labuta diária, e rezava. Rezava e pensava nos detalhes do texto que havia escrito na noite anterior – um texto que logo disponibilizarei no blog e que pontua, entre algumas reflexões, a condição da reza. E então trabalhava, rezava, respirava e matutava… em minha companhia, entre tantas e tantos estava o notebook com o youtube acessado em mais rezas.

Eram preces de caritas faladas por um, por outro, cantada, envolvida por lindas imagens, arranjos musicais até que, sem nada haver com o tema, fui surpreendida com um título: ‘dificuldades financeiras – 194.698 visualizações – Chico Xavier esclarece’. Acho que não preciso dizer que sim, Continue lendo “Sagrado culmina com o Profano” »

12

Destaco e reforço, É para quem tem disposição…

FÉEEAxé pessoal… O JUCA, nosso jornal (Jornal de Umbanda Carismática) já está sendo distribuído, nele destaquei uma frase: FÉ é ultrapassar os limites. FÉ não é ver para crer, Fé É CRER PARA VER!

Destaquei e ainda a reforço por perceber o quão distantes muitos fieis estão dessa afirmativa, o quanto muitos pronunciam fé, MAS pedem provas, necessitam vê-la, ficam estagnados, esperando, esperando e esperando.

Desculpem a franqueza, mas esses tipos de ações (necessidade de prova, materialização, estagnação, espera) não demonstram o sentimento de fé assim como não fazem parte de seu sentido. Fé é fazer, construir, movimentar, DAR e deixar ‘o receber’ nas mãos do Sagrado sob Sua ordem, tempo e modo.

Às vezes passa-se tempo demais pensando Continue lendo “Destaco e reforço, É para quem tem disposição…” »

11

É SÉRIO! É MARAVILHOSO!!!

mediunidade-umbanda-blogAxéééé pessoal!!! Hoje iniciamos uma nova etapa, iniciamos os estudos sobre nossa querida Umbanda, sobre nossa mente, espírito; sobre os mistérios da Mediunidade, Incorporação e principalmente sobre a vida X compromisso X lealdade X verdade. 

Ahhh sim, ficou extenso e complexo, né?… Mas percebam como tudo se entrelaça na formação da alegria, da tranquilidade e serenidade.

Meu coração já bate forte. Os assuntos são perturbadores. A responsabilidade é grande. As especulações Continue lendo “É SÉRIO! É MARAVILHOSO!!!” »

Página 1 de 3812345102030...Última »