32

Símbolos da Umbanda!

Não é raro as pessoas me perguntarem o que significam determinados símbolos e riscos e acredito que esse deva ser um assunto que traz duvida ou mesmo curiosidade a muitas pessoas. Como os símbolos fazem parte da nossa Umbanda e de nossos trabalhos trago hoje para vocês o significado de alguns deles. Saibam que este assunto, além de belo e interessante, é muito vasto e vai além do que está colocado neste artigo. Espero que vocês não parem por aqui e que esse aprendizado sirva como início de muito estudo e conhecimento. Aproveitem!!

O CÍRCULO representa o espírito puro, simboliza o Criador, a consciência humana reconhecendo a eternidade, o Universo e a perfeição. É um símbolo universal de unidade, totalidade e infinito. Já um PONTO representa o ser Supremo, a energia concentrada. A CRUZ é o símbolo que representa a fé e a submissão ao Sagrado, a LINHA HORIZONTAL representa o corpo, a matéria – é o lado mundano – e a LINHA VERTICAL representa a alma em busca do retorno ao Criador – é o lado Divino. LINHAS SINUOSAS representam a vibração do mar, a regeneração e os mistérios da vida.

O QUADRADO representa os quatro elementos: terra, fogo, água e ar e  o TRIÂNGULO representa a força Divina, a trindade Pai, Filho e Espírito Santo ou Olorum, Oxalá e Ifá.

O ARCO e FLECHA é a força espiritual, energia e potência, a ESPADA representa a alma em busca do Criador, a luta do trabalho, o guerreiro e o CORAÇÃO representa almas em posições equilibradas, o amor e a doçura.

As estrelas são o símbolo da verdade, do espírito e da esperança. A ESTRELA DE QUATRO PONTAS se assemelha a uma cruz e nos remete ao nascimento de Jesus e principalmente à finalidade da sua vinda: o amor incondicional. A ESTRELA DE CINCO PONTAS ou Pentagrama é um símbolo poderoso de proteção e equilíbrio. Cada uma de suas pontas representa um dos quatro elementos manifestados – Fogo, Ar, Água e Terra – mais o elemento unificador: o Espírito.

O Hexagrama ou ESTRELA DE SEIS PONTAS é formada por dois triângulos e representa todas as Forças do Espaço em equilíbrio. É um símbolo potente que retrata o macrocosmo – Deus, o Universo ou Energias mais altas – em equilíbrio com o microcosmo – a raça humana, a Terra ou Energias Evidentes. A ESTRELA DE SETE PONTAS ou Septagrama é um símbolo de integração e tão mística quanto o número de suas pontas. Representa a inteligência oculta, é associado aos sete planetas da astrologia clássica e a outros sistemas do Sete, tal como os chacras do Hinduísmo. A ESTRELA BRANCA representa a luz dos espíritos e a ESTRELA GUIA (com cauda)  é o símbolo da capacidade de acompanhamento.

Um final de semana de muito estudo e descoberta a todos ! Axé !

Trechos retirados da apostila “PONTO RISCADO & PEMBA NA UMBANDA”, material didático que pertence ao grupo de estudo Ponto Riscado e Pemba na Umbanda ministrado por mãe Mônica Caraccio no Centro Cultural e Social de Umbanda Carismática
  1. Teresinha disse:

    Mãe, por tudo isso que está colocado aí é que nos faz ter mais e mais vontade de aprender, conhecer. Aprendi, há muito tempo atrás, que a estrela de 5 pontas significava o homem, o homem inteiro, integro e hoje junto essa informação com o que você coloca aqui no blog. Sem dúvida é isso e mais um pouco porque o homem é a síntese dos 5 elementos unidos. Isso só pra falar de um exemplo.
    Axé e muito grata por ser esse “livro” aberto e doador que você é! Que Oxalá te abençoe muito e que Oxossi seja nosso estimulo pra te acompanhar !

  2. Galileu-Mogi disse:

    Parabéns pelo belo trabalho…
    Estou divulgando vossas informações…
    Continue…

    Pai Galileu D’Oxossi
    Tenda de Umbanda “Caboclo Mata Virgem”

  3. João Carlos disse:

    Axé Mãe Mônica, mais esclarecimentos neste imenso universo que é a Umbanda, como é divino e maravilhoso cada vez mais entender os “porquês” os fundamentos e de tudo que faz parte desta Religião tão realizadora, quanto mais entendemos mais nos tornamos capacitados e melhores instrumentos a serviço da Espiritualidade Superior que vem em nosso auxilio e de tantos irmãos que acorrem a Ela em busca de um melhor entendimento sobre o que esta às vezes passando em sua vida, ao seu redor, onde também devemos estar de coração e mente aberta para receber e, ao mesmo tempo em que nos capacita e esclarece também temos maiores responsabilidades, pois os símbolos sagrados como já diz são transmitidos para um uso divino, capaz, entendido, e se usados de formas erradas pode acontecer de nada ser ativado e realizado ou pior usado de qualquer forma sem preparo ou entendimento trazer mais malefícios do que benefícios a todos.
    Obrigado por continuar nos trazendo mais Luz a esta Umbanda verdadeira, sem achismos, sem blá blá blá, nos ajudando na nossa caminhada evolutiva.
    João Carlos

  4. Anderson Lucchi disse:

    Axé mãe Mônica,

    É muito bom poder ler sobre assuntos de nossa querida Umbanda e desta forma evoluir na Grande Senda Espiritual.
    É de suma importância que um médium atuante na Religião Umbanda tenha esses conhecimentos para poder desempenhar um bom trabalho e, além disso, um trabalho sério nos dias de Gira, sem contar que esta abrangência de conhecimento o facilitará no contato com as Hostes Celestes.
    Desta forma faço um agradecimento pela dedicação em postar conteúdos de nossa Amada Religião, os quais despertam em nosso íntimo a vontade e a consciência de ter que caminhar sempre rumo a Evolução em nossa vida.

    Que a Espiritualidade Maior possa conduzir nossa caminhada rumo ao aprimoramento e que possamos todos nós, médiuns de Umbanda, estudar e nos harmonizar a fim de que levemos dia após dia essa Força Maior, Olorum, a todos que necessitam.

    Paz e Luz.

  5. AMELIA ISABEL disse:

    AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DADA A NÓS MÉDIUNS INICIANTES PELO ESTUDO ABRANGENTE E DE QUALIDADE MINISTRADOS PELO SITE UMBANDA CARISMÁTICA , A QUALIDADE DOS TEMAS AJUDA MUITO NO ESCLARECIMENTOS DOS FUNDAMENTOS DA UMBANDA, NA MAGIA E NAS ENERGIAS DE CADA GIRA E CADA TRABALHO; E A IMPORTÂNCIA PARA NOSSA FIRMAÇÃO E FORTALECIMENTO DE NOSSA FÉ E DE NOSSA COROA. ESTOU GRATA POR PODER PARTICIPAR POIS ESTOU MUITO FELIZ EM SABER QUE NOSSA UMBANDA TAMBÉM TEM LITURGIA E ELA É LINDA!

  6. Parabéns mais uma vez pelos textos e ensinamentos que vem nos trazendo a cada dia com esse site o qual é muito objetivo e esclarecedor. Só tenho a agradecer pelas novas descobertas e esclarecimentos que nele tenho tido pois quando começamos a praticar umbanda não sabemos distinguir as coisas ficando um vazio muito grande. E Graças a Oxalá existe uma pessoa chamada Mônica Caraccio a qual além de prestar caridades espirituais, contribui muito com a nossa vida mediúnica a qual é raro de se ver hoje em dia. Pessoas a quais levam palavras de conforto, esperança e oportunidade para nos tornarmos um ser humano ainda melhor. Só tenho a agradecer esse site maravilhoso e também todos aqueles que contribuem para sua existência. Que Oxalá abençoe a todos.

  7. Daniel disse:

    Tem como não querer conhecer mais???
    Pemba, pontos, símbolos… tudo isso é muito instigante ainda mais quando temos o privilégio de ver e viver os trabalhos espirituais. Tudo, absolutamente tudo tem fundamento! É magia pura!

    Tive a oportunidade de fazer parte de um grupo de estudos sobre simbologia e pontos riscados na Umbanda com a Mãe Mônica e entre os inúmeros aprendizados, duas ficaram muito marcadas:

    1) Não é preciso cortar os pulsos ou desconfiar do “seu” guia por causa dos símbolos desenhados. Os símbolos possuem propriedades emergentes na qual a combinação de um ou mais elementos geram novas características distintas. É preciso ver a simbologia como um todo! Muito provavelmente nós é que não entendemos a grandiosidade do símbolo.

    2) Pentagrama é o símbolo do diabo… a linha horizontal continua sendo o eixo X do plano cartesiano. Tudo isso é verdade dentro de outras realidades não Umbandistas. Podemos até estabelecer ligações para um melhor aprendizado, porém é importante saber os limites senão corremos o risco de achar que tudo é uma grande viagem!..rs.

  8. Anna disse:

    Mais um dos execelentes textos, com ótimos temas, com explicações e ensinamentos fántasticos!
    Obrigada mãe Mônica por nos dar a oportunidade de ler sempre seus textos explicativos, sempre nos trazendo tantos conhecimentos com explicações tão claras!
    Sempre tirando dúvidas que as vezes são tão simples, mas precisam de respostas!
    Obrigada por dividir conosco tantos ensinamentos preciosos!

  9. Solange disse:

    Axé Mãe Monica, Nooosa! Quantas informações, acredito que só fica na ignorância quem assim o desejar, todos os artigos postados possuem uma gama muito grande de informações e esclarecimentos.

    São tantas representações, tantos mistérios, muitas vezes nem prestamos atenção quando o guia risca seu ponto, vivemos no automático e tudo parece tão natural, tão simplório e não paramos para analisar o que significa um círculo, uma espada, o que representa uma linha vertical ou horizontal.

    Mais uma vez a senhora nos mostra quanto estudar se faz necessário e importante, conhecendo, usaremos esse conhecimento de forma mais consciente e responsável.

    Muito Axé!

  10. Como eu aprendo cada dia mais! O estudo é uma grande força para nós que queremos realmente praticar a Umbanda como força geradora de caridade e de amor ao proximo .

  11. Helena disse:

    Axé a Todos,

    Pontos riscados são uns dos temas que eu mais gosto, existe um mistério muito intrigante em cada símbolo, que vai muito além de um simples desenho… E o mais bacana disso tudo é ter essas informações ao nosso alcance, porque aposto que a Mãe Mônica deve ter pesquisado muito, muito mesmo para nos trazer esses conhecimentos de forma tão clara.

    Abraços Fraternais

    Helena

  12. Elisabeth Duarte Pires disse:

    Boa tarde!
    Tenho lido os seus tópicos e para mim tem sido de grande esclarecimento. Parabéns! Nós médiuns e também leigos,precisamos de esclarecimentos com tal seriedade e principalmente respeito pela Umbanda. Conforme foi dito é um assunto muito vasto a ser estudado. Mas gostaria de tomar a liberdade de perguntar o significado da Lua e da serpente, pois observo que aparecem muito na simbologia da umbanda, mas dificilmente são explicados?

    Desde já obrigada por sua atenção
    Elisabeth Duarte Pires

  13. Axé Elisabeth!

    Na simbologia a Lua representa magia, já a serpente quando mordendo a própria cauda é o símbolo da eternidade (não há princípio e nem fim) e quando livre representa a sabedoria.

    Vale a pena lembrar que isso é um significado isolado para os elementos e que somente com o estudo é que você poderá entender mais completamente o significado dos símbolos e a partir daí entender o significado dos pontos riscados como um todo.

    Espero ter esclarecido suas duvidas !

    Muito Axé
    Mãe Mônica Caraccio

  14. Elisabeth Duarte Pires disse:

    Muito obrigada pelo retorno da pergunta, ela foi feita justamente, por eu estar pesquisando fontes confiáveis para estudar.

    Muito Axé à todos.

    Atenciosamente.
    Elisabeth D. Pires

  15. Guilherme Barbosa disse:

    É um privilégio ter acesso a uma fonte tão confiável de conhecimento de qualidade. Digo que este blog está se transformando numa verdadeira enciclopédia de Umbanda. Quanto mais leio, mais convicto da minha religião eu fico, melhor os “meus” guias trabalham através de meu intermédio, mais eu evoluo espiritualmente. Quer jeito melhor para evoluir? Imagina a distância entre um “Pai de Poste” com esses textos maravilhosos.

    Isto é a MINHA UMBANDA!

    Muito Axé!!

  16. Cristina Sant Anna disse:

    Nossa religião é linda e tem profundidade infinita. Ver um Guia riscar um ponto é instigante, observamos os símbolos mas na maioria das vezes não fazemos idéia do significado e ficamos só na admiração. Com a prévia abordagem desse texto um pontinho de luz desponta para esse universo misterioso.

    … e fica aqui minha dica: vale super a pena fazer parte do grupo de estudos sobre os Pontos Riscados & Pemba na Umbanda na íntegra! É um privilégio beber da fonte de Mãe Mônica Caraccio.
    Axé!

  17. Iara/Barbacena-MG disse:

    É muito gratificante “descobrir” pessoas como a senhora, que compartilha seus conhecimentos. Gostaria de saber se a senhora ministra cursos virtuais sobre temas ligados à Umbanda. Tenho aprendido muito lendo seu blog.
    Que Oxalá a abençoe.
    Iara

  18. Oi Iara!

    Para você que mora longe de São Paulo, este ano teremos uma turma do Grupo de Estudo Religioso Umbandista à distância com as aulas transmitidas pela internet. Não é um curso gravado, mas transmitido ao vivo a partir da aula que estará acontecendo aqui em São Paulo, portanto, você poderá esclarecer duvidas que surgirem e também interagir com a turma. É muito legal!

    Se tiver interesse peça mais informações pelo e-mail estudo@umbandacarismatica.org.br

    Axé

    Equipe Minha Umbanda

  19. Marcia Barbosa De Oliveira disse:

    Nossa adorei seu blog levarei seus comentarios este ano para meus filhos de santo,muito bom estudo transmitida pela internet.AXÈ MÃE MONICA

  20. Shirlei Barbosa disse:

    Muito boa a materia, mais, gostaria de saber o significado dos astros nos pontos riscados, ou seja, sol,lua e estrela. Paz e luz.

  21. Ana Maria disse:

    Sou uma feliz ex-aluna e candidata novamente a aluna do curso Pontos Riscados na Lei da Umbanda.
    É fascinante aprender a diferença e o porque de cada diferente cruz, dos pontos de 3, 5, 7… pontas, das flechas riscadas pelos caboclos, enfim, é maravilhoso aprender sobre todo esse mistério “riscado” com a pemba.

    Axé.

  22. Luciane Santos disse:

    Estou lendo o livro “Aglon e os Espiritos do Mar” ditado pelos espiritos André Luiz e Júlio Verne…. no qual o espirito elevado – Aglon – explica o uso dos simbolos…

    “… a proporção que se sobe para faixas superiores, encontra-se sempre o pensamento vibrando e caminha-se para a conquista do Universo da imaginação, onde predominam os símbolos que são, na realidade a linguagem dos Espíritos altamente espiritulizados, dos Espíritos Puros, ou como se diziam algumas civilizações antigas: a linguagem dos deuses! E mais Recentemente a linguagem Divina!…”

    Somos ou não somos muito abençados…..

    e há quem diga que a Umbanda é pra quem é atrasado …. dá pra acreditar?!

    Axé a todos !

  23. Domenico disse:

    Bom dia,

    comecei na Umbanda a pouco, mas a cada dia que passa ficou mais fascinado por sua essência seus ensinamentos, e quando leio suas materias fico mais apaixonado e curioso pelas “essências” da Umbanda.
    Estou ansioso para ver seu curso no dia 11 de Abril( proximo Domingo) e conhece-la pessoalmente.

  24. Maria Silvia Souza disse:

    Mãe,
    Esse blog é incrível. Nunca aprendi nada igual a isso.
    Os simbolos são realmente incríveis. São tantos mistérios, tantas representações.
    Obrigada Mãe por me proporcionar tanto aprendizado.
    Axé

  25. Mãe Monica, sua Benção e muito Axé!
    Quero agradecer pelo trabalho lindo que vem realizando, é gratificante.
    Quero dizer que cada dia eu fico mais apaixonado pela nossa Umbanda!

  26. Lilian Moura disse:

    Mãe Mônica, sua benção!

    Encontrei este site quando muitas e muitas dúvidas ainda pairavam sobre mim, apesar de estar há 10 anos efetivos de trabalho intenso na umbanda. E por receber estas respostas através de seus textos que são simplesmente maravilhosos e com conhecimento, explicando a razão para cada coisa e de uma forma tão clara, que sinceramente, gostaria de estar mais perto para estudar com a Senhora. Mas como moro no interior do Esp. Santo me contento com suas pérolas e estou divulgando por e-mails para os membros do centro onde trabalho, que é muito tradicional, por sinal. Suas mensagens estão sendo muito esclarecedoras para todos e coloco aqui meus agradecimentos especiais a Deus, aos Sagrados Orixás que através de você, Mãe, nos coloca tão a par da verdadeira Umbanda, como em minha alma a sinto, faltava alguém me dizer : – é assim mesmo, é por aí…coisas do tipo… rsrsrsr…
    Um abração em seu coração e espero um dia ir visitar teu templo, se assim for a vontade de Deus. Que nossos amados Orixás continuem contemplando sua jornada!

    Lilian

  27. Carolina disse:

    Mãe Mônica e o sol e a lua nos pontos riscados?
    Qual seu significado?

  28. Axé Carolina !

    Na simbologia a Lua representa magia, transformação, feminilidade e mistério, está ligada a alguns orixás e entre eles o de maior expressão é Iemanjá. Já o Sol representa o todo, a luz que a todos banha, o vigor, a vibração masculina da realização e também esta ligado a alguns orixás entre eles Oxalá e Xangô.

    Vale a pena lembrar que isso é um significado isolado para os elementos e que somente com o estudo é que você poderá entender mais completamente o significado dos símbolos e, a partir daí, entender o significado dos pontos riscados como um todo.

    Muito Axé
    Mãe Mônica Caraccio

  29. Carolina disse:

    Mãe Mônica, muito obrigada pelo esclarecimento.

    Que nosso pai celestial abençoe sempre seus trabalhos pelos irmãos umbandistas.

    Um Grande Abraço!

  30. vou para a festa de nossa ma~e iemanja, estou taõ feliz que conto os dias pra chegar logo tenho nessessidades desse dia porque e muito importante pra mim

  31. Thais disse:

    Adorei ter lido isso
    afinal não faz muito tempo q estou indo
    para o terreiro.. isso ensina muito
    eu aprendi algumas coisas.. não sei muita coisa aindaaaa

    Um Forte Abraço ! Salve a Umbandaaaa !

  32. Cris disse:

    Obrigado por compartilhar conosco parte de tantos conhecimentos. Quanto mais leio este blog, mais me apaixono pela umbanda.

    Saravá para todos nós!

*