37

Odoiá Mamãe !

Iemanjá é a Rainha do Mar, a grande mãe da Umbanda que cuida de todos nós, seus filhos, com zelo e carinho. É aquela que mima, que acalenta e que acolhe mas que, como toda mãe, também sabe dar broncas e puxões de orelha quando necessário. Iemanjá é aquela necessidade que temos de saber se aqueles que amamos estão bem, é a dor pela preocupação, é o amor ao próximo, é a manutenção da harmonia do lar. Iemanjá é o Orixá que rege nossos lares, nossas casas, é ela quem dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.

Iemanjá é geradora, é vida, pois é ela que nos traz oportunidades de crescimento em todos os sentidos da vida. Oferendamos Iemanjá quando precisamos de coisas novas em nossos caminhos, por isso pedimos a Ela que gere em nós a vontade de viver, de crescer, de melhorar, etc. Pedimos que Ela gere em nós, e para nós, novas oportunidades em todos os sentidos da vida.

Seus símbolos são a lua minguante, ondas e peixes; suas cores são o branco cristalino ou o azul claro; seu instrumento é o abebé, um leque em forma circular prateado que pode trazer um espelho no centro; sua pedra é o Diamante; ervas principais são jasmim, graviola, musgo marinho encontrado nas pedras do mar, colônia, rosa branca, malva branca, flor de laranjeira entre outras; seu ponto de força é o mar.

Oração a Iemanjá:

Mãe Iemanjá, derramai vossos poderosos fluídos sobre todos nós. Que vossa misericórdia continue a se estender sobre todos os reinos. Que os fracos sejam protegidos pelos vossos braços e que os humildes sejam enaltecidos pelo ruído do mar. Que os orgulhosos percam a arrogância e sintam como é bom ser bom, porque a maldade só nos torna pequenos perante o vosso reino, Senhora. Que os doentes recebam de vós, minha Santa Rainha, a cura para todos os males, através das emanações e de vossas vibrações e que nós sejamos purificados em vossas sagradas águas. Que a força do vosso reino seja para nós um escudo contra as más influências dos seres inferiores, pois ainda somos crianças no reino em que vivemos e mal o conhecemos. Que o vosso sagrado manto agasalhe todos os necessitados e traga o vosso calor de Santa Mãe, que vós sois. Senhora, tende piedade de tantos que, como eu, vos invocamos neste momento sublime. Atendei-nos em nossos pedidos, Mamãe, e para tanto deixamos nossas suplicas na sétima onda do vosso mar. Assim seja.

Uma semana de muita geração a todos! Que nossos caminhos possam estar repletos de crescimento, mudanças e oportunidades. Muito Axé!

  1. Guilherme Barbosa disse:

    Como é bom ser bom mas como é bom ser filho de Yemanjá! Não existe ira, depressão ou solidão que não seja apaziguado nas águas de nossa Mãe. Louvar Yemanjá é louvar a Vida, sentir Yemanjá é se sentir cada vez mais vivo, mais pleno. E como se preocupar com qualquer coisa quando se tem esse tipo de sentimento? Como não se entregar nessas águas tão abençoadas de nossa mãe? Como desprezar o acolhimento, o colo e até os mimos da Mãe da Umbanda?

    Desejo de coração uma semana de muita Yemanjá a todos os meus irmãos, assim como eu, tão abençoados.

  2. Elize disse:

    Olá … Axé para todos!!!

    É incrível mas eu sou uma filha de Yemanjá e estava pensando na mãezinha, pois estava aflita com alguns problemas. Foi quando eu pensei quem poderia ter a oração dela e eis que abro minha caixa de e-mail e vejo o link para a leitura com a Oração!!!

    Muito Obrigada Mãe Mônica!!

    Yemanjá nunca abandona seus filhos…acreditem!!!

    Axé e uma ótima semana a todos!!!!

  3. Solange disse:

    Axé Mãe Mônica, que nossa Mãe Yemanjá, possa nos dar forças para superarmos os obstáculos, que através dela possamos nos fortalecer. Que nossa Mãe gere a esperança dentro de nossos corações.
    A vida nos coloca situações e com elas aprendemos, crescemos e evoluídos quando tudo está superado a serenidade toma conta de nós.
    Que nossa Mãe Yemanjá possa nos envolver com seu amor nos protegendo e nos amparando, que seu manto acalente nossos corações. Sua oração é maravilhosa estarei praticando-a à partir de hoje.

  4. Margareth Macedo da Costa. disse:

    Boa noite a todos.
    Yalorixá Mônica, não precisa falar mais nada pois foi muito bem colocado o valor desta amada Orixá. Onde ela é capaz como mãe de fazer de tudo para que seus filhos se sintam felizes. Yemanjá é uma Mãezona, além de acolher os seus também acolhe com o mesmo amor os dos outros como se fossem seus.
    Meu saravá e adoro as mensagens do grupo.
    Margareth

  5. ANTONIO. C. DINAMARCO disse:

    Linda a Oração a Iemanjá. Gostaria de receber uma para Xangô. Grato.
    Muito Axé !!!

  6. Minha Umbanda disse:

    Olá Antônio !

    Há uma oração para Xangô no link http://www.minhaumbanda.com.br/2009/10/27/cao-meu-pai-xango/

    Axé
    Equipe Minha Umbanda

  7. Odociaba, Odoiá minha Mãe! Minha harmonia com as águas e com o universo . Através de sua natureza bela, conhecemos a verdade de suas leis. Sentir o seu ritmo sagrado em nossa vida é ver a beleza em um grão de areia ou além da mais bela Mãe de todos nós, no espelho da vida.

    O sobrado de Mamãe é debaixo d’água
    Debaixo d’água por cima da areia
    Tem ouro, tem prata;
    Tem diamante que nos alumeia.

    AXE!!!! Que Mãe Iemanjá em sua infinita grandeza nos ilumine e proteja hoje e sempre.

    Odociaba, Odoiá Iemanjá!!!!!!!!

  8. Silvana Klabunde disse:

    Peço à Mãe Iemanjá que me banhe com suas águas, renovando meus sentimentos e minhas atitudes para que eu possa cada vez mais sentir a felicidade de saber que tenho essa mãe carinhosa sempre me abençoando, me amparando e me dando forças para superar e aprender com todas as situações que surgirem em minha vida. Odoiá, minha Mãe.

  9. regina tomaz disse:

    Como somos privilegiados em acreditar que a grande Mãe Yemanjá zela por nós, nos dando a oportunidade de crescimento em todos os sentidos da vida, nos ensinando a caminhar.
    Muito obrigada Mãe Yemanjá, por estar me ajudando a crescer.
    Peço-lhe que tenha misericórdia de todos nós.

    Muito obrigada Mãe Mônica, pelo texto e pela oração.
    Axé a todos!

  10. ana maria do nascimento disse:

    obrigada, eu estava precisando!

  11. Helena disse:

    Odoiá Divina Mãe! Que Você possa nos dar colo quando precisarmos e puxar nossas orelhas quando preciso for!

    Quem conhece as irradiações na nossa Mãe Yemanjá sabe o que significa a palavra gerar (dar o ser a; dar existência a; criar, procriar) e sabe o quanto a sua força pode transformar nossas vidas. Abençoado são os filhos dessa Mãe!

    Abraços Fraternais

  12. Natália Silveira disse:

    Bom dia!!!

    O que dizer da mãezinha Iemanjá…..
    Só posso dizer que ela é tudo na minha vida! É quem junto com o paizinho Xangô, me protege, me acolhe, me ilumina e me orienta.
    Só tenho á agradecer á ela por tudo que tem feito em minha vida e o que ainda fará. Como já foi dito aqui, “Iemanjá nunca abandona seus filhos” e isso é a mais pura verdade.
    E que lindo este texto escrito por mãe Mônica, traduz bem o que é a nossa mãezinha. E a oração então muito linda também, toca fundo em nossa alma.

    “….Vou pedir á mãe sereia dona das ondas do mar, que me cubra com seu manto, com a luz do seu encanto, mil estrelas á brilhar…..”

    Odoyá mãezinha!!!

    Muito axé á todos!!!

  13. Maria de Lourdes Lopes Campos disse:

    Agradeço todos os dias a Mãe Iemanjá por ter me guiado para essa casa.
    Meu muito obrigada a Mãe Mônica e ao Pai Marco por nos passar tanto ensinamento, tanta dedicação e carinho.
    Sou muito abençoada minha mãe Iemanjá, continue sempre zelando por nós e derrame muitas bençãos sobre todos.
    E com certeza nossos caminhos estarão repletos de crescimento, mudanças e oportunidades.

    Axé a todos e muita oração a nossa Mãe Iemanjá.

  14. Alfredo disse:

    Mãe Iemanjá, Mãe da Umbanda, essência aquática, geradora da vontade de viver, crescimento, melhora, novas perspectivas…. Obrigado por acalentar nossos corações, nos trazendo do fundo do mar os mistérios que suavizam nossas vidas. Que possamos, como seus filhos, estar envolvidos por suas águas sagradas, como um peixe que segue o cardume em busca da vida e melhora para nós e todos que nos rodeiam…

  15. TERESA disse:

    Axé a todos,

    Como desanimar, temer, vacilar quando sabemos que temos uma Mãe como a Sagrada Yemanjá a nos proteger, fortalecer e zelar por todos nós?
    Abençoados somos por termos a certeza de que nossa família é protegida ininterruptamente por essa Grande Mãe!
    Cabe a nós, como filhos gratos, fazermos a nossa parte: ações, sentimentos e pensamentos positivos e elevados.
    Odociá Minha Mãe, Odociá Seu Reino Sagrado, Odociá Yemanjá Querida!

  16. Teresinha disse:

    Ao ler o post me senti na beira-mar sendo acalentada com ondas macias e perfumadas…
    Que benção temos nós Umbandistas em saber que o Mar, gerador de toda vida na terra, é a Morada de Nossa Grande Mãe!
    Que seu manto Sagrado e seu Amor envolva a todos necessitados de seu alimento, de seu aconchego e assim fortalecidos possamos seguir dia-a-dia os caminhos de nossa evolução.
    Abraço fraterno a todos !

  17. Cida Luz disse:

    Yemanjá poderosa MÃE acalenta e ampara seus filhos, nos envolve em seus braços e acalma nossos corações transmitindo fé e confiança. Renove nossas esperanças para nos tornarmos bons seres humanos Nos banhe em tuas águas e permita nosso crescimento espiritual.
    Axé a todos.
    Obrigada Mãe Mônica.

  18. Muito linda e pura a nossa bela mãe Iemanjá .
    Muito obrigada Mãe Mônica. Axé!

  19. Agradeço de coração, mãe Mônica, as palavras sobre nossa querida Mãe Yemanjá, pelo afeto e dedicação e pela linda Oração.

  20. malu disse:

    Obrigada Mãe Mônica por todas as orientações que nós umbandistas estamos recebendo. Quando achamos que já sabemos quase tudo, verificamos que não sabemos praticamente nada. Acompanho pela internet tudo o que a sra. passa, pois infelizmente ainda não consegui ir ao seu centro, onde poderia conhece-la e agradecer-lhe pessoalmente. Espero que um dia eu consiga ir. Gostaria também, se possível, uma oração de Mamãe Oxum, já que sou sua filha, junto com meu Pai Xangô. Desde já agradeço e desejo a todos uma semana de muito axé.

  21. Equipe Minha Umbanda disse:

    Olá Malu !

    Há um artigo com uma oração para Oxum no link http://www.minhaumbanda.com.br/2009/10/06/oxum-ai-ieie-o/

    Axé
    Equipe Minha Umbanda

  22. Julliana disse:

    Salve Minha Mãe! Que sua força e sua ternura de mãe possam fazer parte de nossas vidas todos os dias.

    “Vamos Saravá Mãe Iemanjá
    vamos todos juntos jogar flores no mar!”

  23. Amo nossa mãe Iemanjá. Sempre que tenho contato com ela refaço alguma coisa na minha vida, para melhor. Tenho até alguns pontos cantados que me foram passados por ela em trabalhos dos quais participei. São muito lindos!
    Paz e Luz para todos e que as águas de Iemanjá nos banhe de bênçãos e que o seu manto nos cubra nos acalmando e dando coragem para enfrentarmos as batalhas do dia a dia nesse mundo para o qual fomos enviados por Deus para cumprirmos nossas missões.

  24. Luciane Santos disse:

    Ah! minha Mãe….
    que eu sempre possa senti-la em minha essência, me renovar em seu amor, crescer sob o seu olhar, renascer em suas águas cristalinas, que vivem no vai vem como se estivese a ninar… em seu incansável balanço.
    Permita-me Mãe amada…
    desfrutar seu acalanto, corrija-me em suas tormentas, afim de que eu cresça dentro de tua fortaleza, e depois minha Mãe….
    tenha-me como um dos seus Tesouros… para que eu possa estar sempre pertinho de Ti.

    Odocya, Minha Mãe!

    Axé a todos…

  25. Maria Silvia Souza disse:

    Yemanjá é mãe, é mar, é geração, é amor.
    Yemanjá é vida.
    Salve nossa mãe Yemanjá.
    Salve!

  26. Daniel disse:

    Não há palavras para agradecer a presença de nossa Mãe na minha vida.
    De tempos em tempos paro para pensar em como seriam meus dias sem a força e sabedoria da Umbanda e, em meio à escuridão que seria, abro os braços e agradeço muito.
    Como é bom ser filho de Orixá!

    Axé Irmãos,

  27. MALU - (Maria Lucia) disse:

    Odoiá minha Mãe Iemanjá.
    Quanta luz, força, horizonte, imensidão, mistérios, ternura, acalento; trazendo aos seus filhos a certeza que tudo passa ….
    Gerar mais que vida, uma oportunidade durante a vida de renovação.

  28. Marli Almeida de Oliveira disse:

    IEMANJÁ, a nossa rainha, a protetora de todos nós, nossa mãe tão carinhosa, atenciosa e amada. Salve IEMANJÁ.
    Saúdo neste momento todas as sereias, o povo dágua, nossos tão amados protetores, que sempre nos acolhe e nos protege, em todos os segundos de nossa existências.

    Tenho muito o que agradecer, pois a minha vida é tão singela, mas repleta de carinho e proteção. Sinto na pele a energia que vibra em torno de mim, bem como daqueles que comungam o mesmo ideal. Realmente, é uma energia inexplicável, que somente sentindo é possível compreender.

    Muitos dos que encontro, bem como pessoas de minha familia não são capazes de compreender este milagre, e acabam nos ferindo com palavras desagradáveis e preconceituosas, repletas de adjetivos contrários á nossa crença, tão bela e completa, mas mesmo diante desta dor, que eu sei muito bem o que significa, ainda devo agradecer, pois experimento em meu ser a vibração da MÃE IEMANJA, assim como de todos os ORIXÁS e protetores, que conosco estão.

    ODOIÁ MÃE IEMANJÁ!
    Vós sois a nossa MÃE e PROTETORA. Graças vos dou, hoje e em todos os momentos de nossa existência.

    AXÉ MEUS IRMÃOS.

  29. Kátia Afonso disse:

    Salve nossa Mãe Yemanja a rainha suprema do mar!!!!

  30. Ana Maria disse:

    Minha Mãe Iemanjá, Senhora das Águas Salgadas, eu Te saúdo e agradeço pelas benções de amor e carinho que depositas em mim. Agradeço por todas as oportunidades que me dás onde, amparada pelo seu ninar, consigo gerar o bem e o bom.

    Odoiá Mamãe. Odoiá.

  31. Valdemir disse:

    Odoiá Minha Mãe.
    Yemanjá está presente nos quatro cantos do nosso Brasil , aquela figura , foto ou imagem tradicional (e a mais bonita) Dela , de braços abertos , cabelos compridos , coroa na cabeça , flores caindo das mãos numa linda praia azul clara sob um céu estrelado , esteve , está , e sempre estará presente em muitos lares , … quem daqui ao ver este quadro não remonta aos tempos de criança ? E vem na lembrança a casa de uma tia , vizinho , vovó , amigo ou a própria casa em que havia este quadro na parede ? … É como uma presença de Mãe que sempre esteve ao nosso redor , mesmo quando nem A conhecíamos .
    Salve Vossas Forças.
    Que as forças do Vosso Axé gerando em nós a vontade de viver, de crescer, de melhorar sejam constante , como as ondas do Mar , sempre presente em nossos lares.

    Axé a todos .

  32. Carlos Eduardo disse:

    Olá,

    “Como é lindo o canto que vem lá do Mar, parece que ondas estão a cantar”.
    É tão acolhedora, Mãe d’água Rainha do Mar…
    Geradora de vida, de novas oportunidades…
    Vontade de viver,crescer, melhorar….
    A Lua ilumina suas ondas e ao longe do Mar reflete a beleza e imensidão…
    Seu manto sagrado envolve, acolhe…
    Ao cantar um ponto de Yemanja, me transporto para beira do Mar sentindo seu acolhimento, a calma, benevolência, mimo e orientação.

    Axé!

  33. VERANILZA GOUVEIA DE SOUZA ARAUJO disse:

    E MARAVILHOSO SENTIR-SE FILHA DE YEMANJA,SEMPRE AGRADEÇO POR TUDO QUE ME FAZ,SEMPRE ESTOU BUSCANDO POR SUA PRESENÇA E ELA NUNCA ME DEIXOU SOZINHA.

  34. camila silva disse:

    minha mae yemanja sempre estra em minha vida onde eu estiver, pois é nela que acredito e posso confiar .
    ie ie yamanja rainha das ondas sereia do mar como é lindo o conto de yamanja ela faz os pescado chora
    ie ie yamanja rainha das ondas sereia do mar
    salve minha mae axe

  35. omyo odo,salve minha mae yemanja;muito linda esta oraçao que mae monica escreveu para todos;sou filha de yemanja e so tenho a agradecer a essa mae maravilhosa,acolhedora,fraternal.se estou hoje aqui e graças a esta mae que me cubriu no leito a onde eu estava morrendo eu e meu filho que e prematuro de 7 meses;hoje eu agradeço a cada dia de joelhos por minha amada mae por estar viva contando um pedaço de minha historia;desejo a todos os filhos de yemanja muita saude,paz,amor e que a mae yemanja cubra com o seu manto a todos que precisam.muito axe para mae monica e para todos;omyo odo,salve rainha do mar.

  36. Maria Cristina disse:

    Mãe Mônica,

    Yemanja é de arrepiar…esse texto me fez chorar…muita claridade…quanta Luz…

    Quanta “Verdade”, quanto Amor…quanta Paz….que Ela nos cubra com o Sagrado manto, hoje…sempre…dispersando todas as energias negativas..dando harmonia, mesmo nos lugares de maior desordem…gerando respeito entre os conviventes…dando sentido de União e família em todos os lugares que não conhecerem o real Sentido da Existência….
    Odoiá Mamãe..

  37. helen disse:

    Iemanja raia das aguas do mar, sonhei contigo esta noite e fiquei com o coraçao muito apertado. Talves seja pq falo sempre em ti em minhas oraçoes, falo pq meu marido ama o mar, frutos enfim tudo que e referente a senhora. Enfim gostaria de pedir o teu acalanto, sua bençao em meu casamento que a 8 dias na anda bem em tempo de separaçao. Abençoe minha familia nossa mae. Agradeço tb por varias graças de uniao ja pedida e realizada por ti.

*