41

Sexta-feira tem mistério?

Muitas vezes me perguntam porque os trabalhos religiosos da Umbanda acontecem, quase que na maioria às sextas-feiras. Afinal, o que envolve esse dia da semana para que a maioria dos umbandistas e terreiros “oficializem” esse dia como Dia de Gira? Qual será o mistério?

Pois bem, em primeiro lugar é importante saber que o dia da semana em que o terreiro irá trabalhar caritativamente e religiosamente é, e deve ser, estipulado pelo Guia Chefe do Terreiro, ou seja, aquele que se manifesta no Pai ou na Mãe Espiritual como Guia Chefe.

É Ele quem, com toda sua capacidade e grau espiritual, saberá o melhor dia de trabalho tanto para o plano Superior como para plano material. Deve-se compreender que no dia de gira muitas coisas acontecem no astral, há toda uma preparação energética para que os trabalhos sejam bem sucedidos, a exemplo temos os campos de proteções que são criados e estabelecidos, os portais entre esta e outras dimensões que são abertos, os elementais e encantados da natureza que são direcionados e “usados” durante as giras, entre outras coisas. Além disso, e especialmente, temos ainda toda a ação espiritual que comporta e compromete uma numerosa quantidade de espíritos que nos auxiliam durante toda a gira.  São grupos de espíritos que asseguram o bom desenvolvimento dos trabalhos espirituais, grupos de espíritos que atuam como enfermeiros e médicos responsáveis pelo encaminhamento e cura dos espíritos doentes, grupos de espíritos que conduzem os assistidos para aquele Terreiro, grupos de espíritos que protegem os médiuns assegurando a chegada deles ao Terreiro, grupos de espíritos aprendizes, além de todas as Linhas de Trabalho de nossa Umbanda, e isso quer dizer que em todas as giras, independente da linha de trabalho do dia, teremos caboclos, pretos-velhos, baianos, boiadeiros, marinheiros, exus, entre outros, sustentando e trabalhando espiritualmente, mesmo que para nós seja imperceptível. Portanto, abrir uma gira envolve uma imensa organização no astral para que todos possam realizar e executar um excelente trabalho, e quem “organiza” toda essa estrutura é esse Guia Chefe que, com certeza, é um espírito altamente evoluído e sábio, um grande missionário do Astral Superior que realiza “coisas” que só numa condição muito elevada se é capaz.

Com isso esclarecido fica descaracterizada a crença de que sexta feira é ou deve ser o ‘dia oficial de gira’, no entanto é importante saber que esse dia da semana tem uma grande representação, um enorme significado e um expressivo valor sagrado para muitas religiões e culturas, inclusive para os muçulmanos, que têm esse dia caracterizado como Dia Sagrado do Islamismo, pois é obrigação de todos os muçulmanos, tanto homens quanto mulheres, realizarem pelo menos a oração do meio dia em comunidade na sexta feira. Ou ainda para os judeus que têm nas noites de sextas-feiras, após as 18 horas, o inicio do Shabat, ritual mais importante que contempla os aspectos espirituais da vida. Nesse ritual são recitadas as bênçãos sobre as velas, vinho, pão entre outros elementos, propõe o descanso e, principalmente, passar todo o tempo com a família em harmonia. Não podemos deixar de mencionar ainda que esse dia também faz referência à morte de Jesus Cristo sinalizando a Salvação e o dia do encontro com o Pai. Podemos perceber então todo valor sagrado relacionado com a sexta feira, principalmente nessas religiões que basicamente geraram ou influenciaram tantas outras religiões.

Fazendo relação com a energia dos planetas, maravilhosamente teremos o planeta Vênus influenciando nossas sextas feiras. A energia desse planeta nos inspira a concretização do que é divino expressando que o espírito está acima da matéria, além de irradiar uma energia de harmonia, paz, alegria, amor e afetividade. Tanto é que a civilização Maia elaborou um calendário religioso baseado nos ciclos de Vênus.

Agora, não podemos deixar de dizer que para nós, umbandistas, sexta feira é dia de Oxalá, considerado e cultuado como o Orixá mais sublime de nossa Umbanda, é o Pai que exprime e nos ensina a vivenciar a serenidade, a compaixão e a caridade. Para alguns ainda, sexta-feira também é dia de Iemanjá, a grande Mãe que nos ensina vivenciar a tolerância, o amor e a vida em sua plenitude.

Portanto, sexta-feira é um dia mais que especial para aqueles que querem vivenciar e manifestar seu lado Sagrado.

Um dia maravilhoso para vestir o branco e fazer o bem seja lá a quem.

Até que enfim chegou sexta-feira… uhu…

  1. eliana de leon santana disse:

    No terreiro do qual faço parte os trabalhos são realizados em dias pré estabelecido pela chefe do terreiro. Mas eu particularmente não sabia o porque das escolhas. Começo a entender o processo de organização para os trabalhos serem realizados com eficiência. tanto no plano astral como no terreno. E agradeço pelas mensagens de esclarecimento que tenho recebido. Tem ajudado muito no meu desenvolvimento espiritual como no pessoal.

  2. Walter Lamas disse:

    Muita Luz para todos nós em mais uma sexta-feira!

  3. Luciana Reis disse:

    Que lindo dia está hoje sexta feira! Obrigado Mãe Mônica por mais esta mensagem do dia, me sinto como se fizesse uma limpeza interior com esta mensagem.
    Realmente, o ódio, a intolerância, traz para nosso íntimo uma nuvem negra, tirando a visão e reflexão da mente.
    Quando percebemos que nosso coração está puro, dormimos melhor, acordamos dispostos; não esquecendo de agradecer a Deus, sentido o ar que respiramos, o vento, a luz do dia, andar com sorriso sincero no rosto, etc…
    O texto do significado da sexta feira é muito esclarecedor, me fez refletir sobre a importância de estar sempre nas giras de sextas feiras, porque como
    esclarece no texto, há enfermos no astral aguardando este dia para vossa cura e tratamento. Nos esclarece que um médico tem o compromisso de está presente no tratamento dos seus pacientes; o médium tem o mesmo compromisso com o astral.
    Obrigado por mais este esclarecimento!
    Axé a todos, e um excelente trabalho nesta sexta feira!

  4. rodrigo cesar tanussi disse:

    Infelizmente não conheço nenhum terreiro onde eu moro, mas sexta é um dia em que cada pensamento , cada atitude , me faz lembrar o tempo em que eu ia ao terreiro ” a gira” e ouvia palavras lindas e abençoadas dos guias que estavam ali…
    texto lindo que nos faz pensar como seria bom se tivessemos umas 3 sextas-feiras por semana!!! seria maravilhoso!!! …
    Belas palavras como sempre que nos ensina e faz sentir como a UMBANDA é linda e no meu caso , um dia fará mais parte da minha vida , VIVENCIANDO mais e mais ainda!!
    Axé a todos e como diz o texto ” hj é sexta “!!!! uhu…

  5. Fabio disse:

    Bom Dia
    Sem palavras, é exatamente o que eu sempre quis saber, mas esquecia de perguntar.

  6. Manoel Granja Ramos disse:

    Obrigado Mãe Monica Caraccio, pela simplicidade de sua forma de explicar a nossa Umbanda, a Umbanda que nasceu com simplicidade, para atender e socorrer os ex-escravos. Não com a teologia dificultosa que leva as pessoas a não entenderem nada. Ela que nasceu com os ensinamentos de Jesus, que também caminhava com a simplicidade e falando aos mais simples, sem a preocupação de mostrar altos níveis de cultura, e complexa forma de palavras e explicações que ultrapassam aos socorridos pelos ensinamentos do Caboclo 7 encruzilhadas. Continue sempre Mãe, nessa simplicidade, para que os verdadeiros destinatários não tenham receio de entrar num lugar onde terão doutores, mas onde sempre terá a caridade e a simplicidade dos caboclos e pretos velhos. Zambi continue a orientá-la. Peço sua benção Mãe Monica.

  7. Guilherme Barbosa disse:

    Nada como a sexta-feira!

    Nesse dia parece que tudo está diferente, mais colorido e em uma energia maravilhosa. Quem é do profano, fica feliz pois é dia de sair mas é visível até aos mais céticos o quão vibrante está a energia de quem trabalha o espírito! Particularmente, minhas sextas feiras já começam na quinta a noite quando vou dormir após uma oração especial com meu banho de ervas já pronto para a manhã que está por vir e as coisas para o terreiro devidamente organizadas. Por mais que seja o dia em que o cansaço da semana se acumulou, não há como não levantar disposto e absolutamente todas as minhas sextas são excelentes, é possível sentir uma mair proximidade da espiritualidade… simplesmente Divino!

    Saravá a sexta-feira (QUE CHEGOU!)

    Axé!

  8. willian disse:

    Olá Mãe Mônica. Estou realmente encantado com esse relato de como os nossos trabalhos espirituais de Umbanda é preparado no astral. Gostaria de saber se há algum livro que relate esse trabalho lindo da espiritualidade.

    Aproveitando o a oportunidade, gostaria de saber se há algum registro a respeito do que acontece no astral, quando fazemos o evangelho no lar e nos nossos terreiros.

    Mais uma vez, muito obrigado pelas maravilhosas e abençoadas palavras!
    Que nosso Pai Oxalá lhe abençoe sempre!

  9. donizette francisco de brito disse:

    olá bom dia , obrigado por mais essa pérola de texto, isso nos dignifica a cada dia, somente assim a nossa querida umbanda deixará de ser taxada de macumba ou coisa de pobres e ignorantes. parabéns.

  10. Teresinha BM disse:

    Mãe Mônica, seu Axé neste lindo dia !
    Ao ler o texto, maravilhoso, fiquei pensando que as vezes sabemos um pouquinho de uma coisa, um pouquinho de outra, mas não “conseguimos” juntar tudo e entender o Grande Significado do Sagrado, do Divino que está acontecendo em uma “simples” sexta-feira.
    Que grandioso ter todas essas informações colocadas tão claramente, tão luminosamente!
    Tenho certeza que, quem não tinha a sexta-feira como Sagrada, agora terá e terá com todas as conexões, com todas as explicações para isso!
    Salve a Sexta-feira!

  11. Adriana Stela disse:

    Como sempre , obrigado pelos ensinamentos, peço uma ajuda quem poderia me enviar quais os orixás que regem o dia da semana na Umbanda, gostaria de passar esta informações , no texto nos ensinaram que nas sextas-feiras é o dia de Oxalá, e od demias dias quem são os seus regentes. Um abraço a todos com muita luz.

  12. Helio Oliveira disse:

    Boa Tarde a Todos….

    Otima matéria sobre porque sexta-feira, e apenas complemento: Para aqueles que trabalham no amparo as dores e aflições humanas e espirituais, não há dia nem hora para o árduo trabalho. Quando o sentimento de caridade e ajuda fala mais alto em nossos intimos, passamos a mão em nossas forças e elementos necessarios, dobramos nosso joelhos em intenção do pai maior e pedimos forças para o momento que assistimos…Assim a grande corrente fraternal se mobiliza e trabalha em diversos segmentos, muitas vezes presentes em nossas vidas e no cotidiano, ( Hospitais, lares, bares, ruas, etc…) mas imperceptivel as nossas mais apuradas noções…Por isto, saúdo a todos e principalmente aos trabalhadores da ultima hora…A Benção meu Pai para todos….Um abrç. deste irmão a todos…

  13. Douglas Jaen disse:

    MUITO AXÉ A TODOS E UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA….OXALA MEU PAI…

  14. Ana Maria disse:

    So consegui compreender que religião e espiritualidade são sinönimos de alegria, amor, harmonia, paz… quando me converti para a Umbanda e, alem de vivenciar o amparo, proteção, sustentação da espiritualidade, comecei a estuda minha religão. Agradeço todos os dias aos Sagrados Orixãs por ter recebido esta benção.

    O texto sobre a 6a feira e claro, limpo, inteligente e sobremaneira esclarecedor de muitas das minhas perguntas. Agora entendo o porque de na minha vida a 6a feira ter sido sempre o dia mais importante da semana.

    Patacury Ogum por ter me encaminhado a uma Casa Santa onde os trabalhos espirituais são realizados as 6as feiras.

    Obrigada Mãe por mais este esclarecimento rico em detalhes. Obrigada pela dedicação e amor que a sra. empresta a este blog, de onde sempre tiro ensinamentos e força para o meu dia a dia.

    O meu Axe especial a todos os irmãos umbandistas, pois hoje jã e SEXTA FEIRA.

  15. MÁRIO CRUZ disse:

    Mãe e Pai Carracio

    É sempre bom ler sobre os assuntos referente a Umbanda. Não estou podendo por enquanto ir nas sexta feiras, mais tenho a certeza qua as sextas feiras que passei na companhia de voces foram maravilhosas. Um ótimo dia a todos que terão a honra de estar presente na gira de hoje.

    Abraço

    Mário Cruz

  16. solange disse:

    Axé Mãe, a senhora tornou meu dia mais especial do que estava, fiquei emocionada ao ler este texto aonde tantos seres de luz se mobilizam para a realização de todo trabalho, agradeço por este presente, e espero continuar sendo merecedora da confiança que nosso Pai deposita em cada um de nós.
    Que possamos trabalhar muito em prol de nossa Umbanda, tendo cada vez mais a certeza de que nunca estamos sozinhos. Que a força e a determinação de Ogum se faça presente em todos os momentos de nossa vida.

  17. Helena disse:

    Hoje é sexta-feira! É um dia realmente especial, eu, por exemplo, não consigo nem utilizar roupas com tonalidades escuras durante o dia, a energia é de alegria, de renovação e de trabalho, de muito trabalho!

  18. Renata disse:

    SEXTA FEIRA VISTO BRANCO, EM LOUVOR A OXALÁ
    SEXTA FEIRA VISTO BRANCO, EM LOUVOR A OXALÁ

    VALEI-ME SENHOR DO BONFIM
    MALEME MEU ORIXÁ

    VALEI-ME SENHOR DO BONFIM
    MALEME MEU ORIXÁ

    ORIXALA, ORIXALAA

    VENHA COMIGO IRMÃOS
    VAMOS JUNTOS LOUVAR
    O SENHOR DO BONFIM
    É O NOSSO PAI OXALÁ
    JUNTOS VAMOS CANTAR

    NUM DIA ALEGRE E NA DOR
    VENHA VESTIDO DE BRANCO
    LOUVAR A NOSSO SENHOR!

    AXÉ, ÓTIMO TEXTO, OBRIGADA POR MAIS ESTA CONTRIBUIÇÃO.

  19. Silvana disse:

    O mais interessante é que acabei de ler um livro que fala sobre o que acontece depois que termina a gira. Chama-se “Enquanto Dormes” da Leny W. Saviscki. Ele permite ter uma ideia do que acontece de forma mais sucinta, não entrando em grandes pormenores, mas é bem explicativo. A verdade é que é muito bom ter cada vez mais explicações sobre o mundo que nos cerca e que não é só este mundo da matéria. Axé a todos.

  20. TERESA disse:

    Axé a todos,
    É exatamente como eu penso: espiritualidade e religião são os meios que nos levam à harmonia, serenidade, amor e principalmente PAZ! E penso ainda que, nos momentos felizes é muito fácil demonstrarmos nossa fé. A verdadeira vivência da religião são nos momentos de dificuldades pois, aí sim teremos certeza de que assimilamos tudo o que aprendemos e que realmente cremos em tudo isso.
    Quanto ao texto de 6ª-feira, simplesmente maravilhoso pois, é repleto de informações que muito de nós desconhecíamos.
    Obrigada à espiritualidade por tanto carinho e amparo por nós e obrigada Mãe Mônica por mais uma grande lição compartilhada!

  21. Bruno disse:

    Sexta-feira é especial! É o dia em que levanto disposto e alegre de saber que é dia de gira. Visto minha camiseta branca (toda sexta saio de branco) e o dia fica claro e tranquilo. Que nosso Pai Oxalá ilumine a todos, hoje e sempre!

    Axé

  22. João Paulo disse:

    Sexta feira já é bem diferente desde que levanto. Energias, intuições, e muitas sensações ocorrem durante o dia. Particularmente eu adoro esse dia. Com esse texto fico juntando minhas sensações com tudo que li e só me resta pegar meu branco e ir para o Terreiro, bater cabeça com muita fé e Saravá!!!

    Salve a Umbanda.
    Salve Ogum.
    Axé.

  23. Ana Luiza Rocco disse:

    Mãe Mônica,
    Como sempre: muito inspirado seu texto. Enquanto lia, fiquei imaginando toda a movimentação na espiritualidade, todos se preparando para nossa gira.
    Muito legal!
    Axé a todos nessa sexta feira =)

  24. Reginaldo Fernandes disse:

    É, nós realmente temos apenas uma simples idéia de quão grande é movimentação do astral em um dia de gira. No nosso caso na sexta-feira.
    Desde que entrei para a umbanda minhas sextas-feiras tem um brilho diferente, toda manhã eu acordo com um grande objetivo e com uma enorme expectativa e pode acontecer o que for que quando piso no terreiro, sinto que tudo valeu à pena.
    Salve nossas sextas-feiras.
    Axé
    Reginaldo Fernandes

  25. Zaíra Márcia disse:

    Estou adorando receber estes informes, são importantes para o nosso esclarecimento espiritual e poder conhecer ,mais esta doutrina que muito me atrai. E para completar é meu dia especial, gosto de ficar em casa quando posso e em paz comigo mesma.

  26. SELMA disse:

    olá mâe mônica, obrigada pelas mensagens.
    que bom ter a senhora para nos tirar tantas
    dúvidas axé, e muita luz.

  27. nilson disse:

    Muito obrigado por tudo que nos envia,sempre que pode que as bençaos de nosso pai Oxala ilumine sua vida hoje e sempre,muito axe;Mae Monica Caraccio.

  28. João Carlos disse:

    Axé Mãe Mônica, muito bom saber mais sobre todo o envolvimento que gira em torno dos trabalhos espirituais e o quanto de responsabilidade nos traz sejamos médiuns, cambones, assistidos, um compromisso sério. Já tinha a orientação de tudo o que envolve uma gira mas, fico mais alerta para estar sempre em condições de poder estar e doar como intermediario que assumimos a posição de ser e poder participar desse imenso trabalho que é preparado pela Espiritualidade Superior. Tudo é determinado pelos Guias Chefes dos Terreiros, então Axé a todos os dias de Giras de trabalhos sérios, e um especial a nossas Sextas feiras. Salve a Abertura dos Trablhos.

  29. Ana Maria Souza disse:

    Obrigada, pelas palavras esclarecedoras sobre a sexta feira, é importante que saibamos o porque de muitos terreiros de Umbanda reservarem este dia para a Gira, muito obrigada também por existir este site que não só nos ampara sobre dúvidas, mas também que nos esclarece coisas que as vezes nem paramos para pensar.
    A Umbanda realmente nasceu com as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo e continua a semeá-las incansavelmene.

  30. Andrea Vieira disse:

    Ao mesmo tempo que tudo se prepara positivamente, devemos ficar atentos ao incomodo que o baixo astral tem por esse dia…Temos que ficar mais vigilantes com sensações e pensamentos, as vezes ficamos mais irritados, impacientes…
    Mas quem se manter forte, positivo, na segunda, terça, quarta, quinta…dificilmente terá dificuldades!!! Deixo aqui minha gratidão a espiritualidade que trabalha tanto por nós!!!
    Axé
    Andrea Vieira

  31. katia Afonso disse:

    Eh a organizacao e a movimentacao no astral é imensa, para que td possa acontecer!
    Mas o baixo astral também trabalha muito para atrapalhar os trabalhos e por isso que nós temos que estar atentos orando e vigiando. Nos dias de trabalho os cuidados devem ser dobrados.
    Axé a todos

  32. Luciane Santos disse:

    Ter a permissão de adentrar a um terreiro, já é motivo para colocar-se diante daquele solo e teto Sagrado como um Ser muito abençoado e privilegiado.
    Dá pra imaginar tamanho amor e benevolência desses espíritos, que incansavelmente trabalham em comunhão, transformando um pequeno espaço de horas, em momentos mágicos, sublimes e encantadores, com o único objetivo de salvar e transformar vidas…

    Diante de tantos cuidados e preparos, não há como não se colocar em gratidão.

    É muito amor….

    Enquanto espero a próxima sexta, sigo cantarolando uma musica da Adriana Calcanhoto:

    “ Toda sexta feira toda roupa é branca
    Toda pele é negra
    Todo mundo canta
    Todo céu magenta
    Toda sexta-feira todo canto é santo
    É toda conta
    Toda onda
    Toda moça
    Toda Renda
    Toda sexta-feira
    Todo mundo é Baiano …. junto”

    Axé a todos

  33. Julliana disse:

    Salve a maravilhosa sexta feira, que além de ter muitos mistérios também nos traz muita alegria e muito trabalho !!!!

  34. Valdemir Lima disse:

    Nossa ! … tudo acontece como um perfeito relóginho .
    São idas , vindas , permissões , encaminhamentos … e trabalho , muito trabalho .
    Muito bom ler o texto e ir criando na cabeça uma imagem de como tudo isso acontece . E percebemos como nossa consciência e olhos físicos ainda nos limitam , de muitas vezes não perceber o tamanho do privilégio de participar de uma Gira seja como médium , cambone ou assistido.
    Acreditando que cada um está numa fase do seu caminhar , é realmente um privilégio .
    Que sejamos conscientes disso e que possamos levar para os outros dias da semana a energia e vibração que envolve nosso dia de trabalho , ou melhor , “Dia de Saravá” , porque dia de trabalho são todos .

    Muito Axé .

  35. Cida Luz disse:

    Há bem pouco tempo não sabia destas informações e da importância do dia determinado para o trabalho espiritual pelo Guia responsável pelo Centro. Sendo assim a resposabilidade de cada médium se torna maior e também nos cabe fazer deste dia o melhor.
    Axé.

  36. MFReis disse:

    Sexta-feira.
    Realmente, dentre todos os dias da semana, sexta-feira é o dia que mais sentimos a atuação das energias espirituais (Positivas e “Negativas”).
    Considero o dia mais propício para remetermo-nos nossas energias, sempre positivas, sobre tudo e todos. Neste dia, mais do que qualquer outro, nos sentimos parte do misterioso mundo astral.
    Axé a todos, especialmente para aqueles que dedicam este dia para doar seu tempo e sua matéria em prol da caridade e ajuda ao próximo, parabens.

  37. Edu disse:

    Olá,
    Em outras oportunidades tive o privilégio de aprender um pouquinho sobre os dias de trabalho e as sextas-feiras; mas, o texto enriquece como sempre nossa busca do conhecer da amada Umbanda. Bem esclarecedor com rigor nos detalhes de outras religiões.
    Oxalá é testemunha o quanto espero estar sexta-feira no Terreiro, o plano astral nunca deixou de lembrar, pois, quando fiquei impossibilitado de estar; Ogum colocou-me no caminho e basta!

    Axé a todos os irmãos de Fé.

  38. Neve Bertoldo disse:

    Ola, Mãe Mônica, muito Axé!
    Muito agradeço pelo esclarecimento, simples e objetivo.
    Que OXALÁ te abençoe.

  39. luisa jensen disse:

    Boa tarde, fiquei surpresa em saber aqui neste blog que o dia de Iemanjá é sexta-feira, eu achava que fosse sábado. Será que alguém poderia me tirar esta duvida? Agradeço e aguardo respostas! Abraços.

  40. Axé Luisa !

    Como disse no texto, somente para alguns o dia de Iemanjá é sexta feira, agora, como você mesmo disse, para outras pessoas o dia de Iemanjá é o sábado mesmo. Nenhuma das duas ‘versões’ está errada, inclusive porque sábado também é dia de Oxum, e as duas são orixás que além de serem muito próximas também se complementam em energia, vibração e atributos.

    Espero ter ajudado e esclarecido !

    Muito Axé
    Mãe Mônica Caraccio

  41. luisa jensen disse:

    Bom dia! Muito obrigada pela resposta sobre o dia de Iemanjá, sou muito devota deste Orixá das águas, acredito que ela esta sempre comigo nas horas difíceis de minha vida, e e a ela que sempre recorro. tenho ela como se fosse minha própria mãe. Muito axe, e sarava Odoia!

*