42

BANHOS e DEFUMAÇÕES fazendo a diferença sempre!

Axé pessoal, dias atrás publiquei uma sequência de banho de ervas e defumações que transcrevi do livro “Umbanda, defumações,banhos rituais, trabalhos e oferendas” de Evandro Mendonça”.

Pois bem, como tivemos muita participação e maravilhosos resultados e depoimentos, vou postar mais algumas boas dicas para que possamos usufruir melhor de toda essa energia tão benéfica que são as ervas.

E para elucidar:

Banho de Ervas quando feito com ervas frescas deve ser maceradas;

Banho de Ervas quando feito com ervas secas deve ser feito em forma de infusão, ou seja, depois que a água ferver acrescenta-se as ervas, lembrando que o fogo deverá estar apagado para que as ervas não cozinhem;

Banho de Descarrego deve ser tomado à noite antes de dormir. Outros tipos de banhos podem ser tomados a qualquer hora e dia, assim como as defumações;

Não jogamos na coroa, chacra coronário, o sal grosso e os Banhos de Descarregos Fortes, portanto banhos que são compostos somente de ervas agressivas (salvo solicitação especiais e especificas);

É importante tomar um banho de ervas após o banho de sal grosso, pois este banho vem com a função de repor as energias que foram neutralizadas pelo sal;

Pode-se utilizar pedaços de carvão nas solas dos pés durante o banho de sal grosso. O carvão vem com a função de peneirar as energias, deixando somente as energias negativas serem neutralizadas.

Pode-se potencializar o poder energético dos banhos utilizando águas naturais como água de chuva, de cachoeira, de rio ou de mar. Acompanhe no post  ”22 de março, UM DIA MUITO ESPECIAL!!!”  a energia de cada água e suas funções.

É importante fazer a defumação sempre em oração para manter uma boa vibração e energia, podendo também cantar, afinal quem canta os males espanta!

E para finalizar, como já disse anteriormente, na dúvida, não defume, não tome banho de ervas sem perguntar ou confirmar com um Guia Espiritual ou com sua Mãe/Pai Espiritual afinal, eles conhecem as reais necessidades e as energias propícias de seus ‘filhos’.

Bom banhos de ervas a todos, excelente defumações e maravilhosas transformações na vida de todos! Axé carinhoso e bom final de semana.

  • Banho de limpeza - Guiné; Alecrim; Sal grosso.
  • Banho contra magia maléfica - Manjericão; Guiné; Aroeira; Alecrim; Funcho; Malva cheirosa (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de descarrego para crianças até 14 anos - (usado também como calmante)  sete  balas de mel; Pétalas de rosas branca; Folha de tapete de Oxalá; Alevante; Melissa.
  • Banho para problemas de embriaguez - Alho macho; Salsão; Arruda; Guiné; Espada de são Jorge; Fumo em rolo desfiado; Quebra tudo.
  • Banho contra feitiço - Espada de são Jorge; Comigo ninguém pode; Quebra tudo; Alevante; Guiné; Arruda; Cambuí.
  • Banho de proteção - Espada de são Jorge; Espada de santa Bárbara; Folha de laranjeira; Folha de limoeiro; Folha ou casca de limão galego; Folha de cidreira; Folha de cidró; Rosas brancas (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de descarga - Quebra tudo; Quebra pedra; Quebra inveja; Arruda; Guiné; Alevante; Comigo ninguém pode.
  • Banho para fortificar o espírito - Folha de eucalipto do mato; Folha de eucalipto cidró do mato; Folha de erva cidreira; Folha de cidró (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho para resgatar a energia vital - Folha de cacau; Folha de fumo; Alevante; Cominho em pó; Manjerona; Manjericão.
  • Banho para obter boa sorte – Cambuí; Arruda macho e fêmea; Erva de bicho; Folha de fortuna; Guiné; Alevante; Quebra tudo; Comigo ninguém pode; Funcho (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho para melhorar o clima dentro de casa - Melissa; Folha de laranjeira do céu ou da terra; Malva cheirosa; Manjericão; Funcho;  Aniz..
  • Banho de Preto Velho para atrair sorte – três rodelas de charuto; Arruda (macho ou fêmea); Guiné de guampa; Pétalas de rosas brancas; Trevo; Perfume de alfazema (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de Exu (abre caminho) – Beladona; Arruda macho; Guiné de guampa; Erva pombinha; Folha de amoreira; Cambuí; Folha de marmelo.
  • Banho de Pomba-gira (abre caminho) - Guiné de guampa; Arruda fêmea; Cambuí; Aniz; Pétalas de rosas vermelhas; Folha de aroeira; Alevante.
  • Banho de Exu (limpeza e descarrego) - Arnica; Amendoim (folha); Couve; Carqueja; Folha de batata inglesa.
  • Banho de Cosme e Damião - Laranjeira; Pétalas de rosas; Cravos; Alecrim; Tapete de Oxalá; Sete balas e mel (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de Oxóssi - Samambaia; Barba de milho; Folha de butiá; Alecrim do campo; Folha de coqueiro; Folha ou casca da manga; Folha da fortuna (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de Oxum - Jasmim; Lírio do campo ou jardim; Erva cidreira; Salsa da horta; Pétalas de rosas amarelas; Manjericão; Aguapé; Folha da fortuna (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de Iemanjá - Alecrim; Manjericão; Hortênsias; Perfume de alfazema; Jasmim; Folha de laranjeira; Aguapé; Rosas brancas (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de Oxalá - Copo de leite; Girassol; Cravos brancos; Tapete de Oxalá; Folha de trigo; Fortuna; Funcho; Malva cheirosa.

-

  • Defumação contra fluídos negativos - Quebra-tudo; Guiné-caboclo; Espada de Santa Bárbara; Pitangueira; Folha de marmelo; Alevante; Folha de Cambuí.
  • Defumação para atrair sorte - Casca de laranja seca ralada; Casca de limão galego seco ralado; Casca de pêssego seca; Casca de maçã seca; Canela em pó ou casca; Cravo da índia; Semente de girassol.
  • Defumação para limpeza - Café em pó; Casca de coco ralado; Amoreira; Palha de alho; Pimenta da costa; Benjoin.
  • Defumação de descarrego espiritual – Cominho em pó; Açúcar mascavo; Fumo em rolo desfiado; Mirra; Incenso; Alecrim; Arruda (macho ou fêmea).
  • Defumação para dinheiro - Gengibre ralado; Açúcar mascavo; Breu; Semente de girassol; Noz-moscada; Pão amanhecido ralado; Louro; Pitangueira; Canela em pó; Cravo da índia.
  • Defumação para afastar espíritos de dentro de casa – Benjoin; Incenso; Mirra; Casca de alho (ou palha); Café em pó virgem; Alecrim; Pitangueira; Folha de marmelo.
  • Defumação para progredir na vida - Louro; Cominho em pó; Noz-moscada; Arroz com casca; Aniz; Malva cheirosa; Manjericão; Incenso.
  • Defumação para uso em estabelecimento comercial - Gengibre ralado; Cravo da Índia; Semente de girassol; Louro; Açúcar mascavo; Noz moscada ralada; Canela em pó; Breu.
  • Defumação Oxóssi - Folha de aipim; Folha de coqueiro; Folha de butiazeiro; Folha de caraguatá; Eucalipto; Folha de laranjeira.
  • Defumação Oxum - Alecrim; Alfazema; Jasmim; Sândalo; Folha de arroz; Funcho; Folha de bergamota; Folha de tomateiro; Hortelã; Verbena.
  • Defumação de Iemanjá - Hortênsias; Malva cheirosa; Fortuna; Alfazema; Violeta; Verbena; Aniz; Manjericão.
  • Defumação de Oxalá - Alecrim; Jasmim; Arnica; Copo de leite; Folha de trigo; Cidreira; Cidró; Funcho.
  • Defumação de Pretos Velhos - Guiné de guampa; Barba de milho; Fumo de rolo desfiado; Arruda (macho ou fêmea); Cana de açúcar ou bagaço; Café em pó.


  1. Silvana disse:

    Mais uma vez terei várias opções de como fazer um bom banho que tenho certeza irá me ajudar de várias maneiras. Todas essas dicas serão de grande valia para diferentes situações que estejamos passando em nossas vidas. Os ensinamentos que a Umbanda nos traz têm o poder de nos amparar, fortalecer, cuidar, limpar, energizar e assim seguirmos em paz.
    Axé a todos.

  2. Daniela Felix disse:

    Adorei Mãe Mônica, aliás comp sempre rsss… vou até imprimir para deixar mais prático rsss
    Obrigada,
    beijos a todos da equipe ”minha umbanda”
    Dany

  3. Janaina disse:

    Axé Mônica, e temos que agradecer tamanha generosidade em compartilhar esses conhecimentos que salvam muitas vidas no momento de desespero. Parabéns

  4. Helena disse:

    Adorei o post de hoje!Quantas combinações fantásticas de ervas para funções determinadas. O importante é utilizar esses ensinamentos para não entrar no automático e utilizar sempre as mesmas ervas nos banhos e nas defumações.

  5. Luciana Reis disse:

    Parabéns Mãe Mônica!
    Parabéns por mostrar sempre que seus conhecimentos são compartilhados
    para todos, é muito valioso alguém que tem esses conhecimentos e compartilha
    com seus amigos de fé, divulga, ajuda o próximo!!!
    Fiz o curso de Ervas, adorei!!! Muito esclarecedor, nos ensina a cuidar do
    corpo, mente. Nos ensina a cura de tratar nosso espírito, que normalmente
    estão em desequilíbrio.
    Axé!!!!

  6. Julio Cesar disse:

    Axé Minha Mãe

    Mais um vez um lição de ervas e defumações para fazemos nas nossa vidas.
    Um grande conhecimento aberto para todos e so fazer e se benificiar das ervas e defumações…É impar este Blog…..

    Parabens Minha Mãe Querida por compartilhar este conhecimentos maravilhoso

    Axé a todos

  7. israel lima disse:

    obrigado por mais esse ensinamento ,esse momento magico que nos ilumina e faz acreditar cada vez mais que a umbanda sempre nos conduz para uma vida melhor.axe

  8. Renata disse:

    AXÉ! Mãe Monica!

    Mto bom … adorei …

    bjus
    obrigada

  9. ZELIA MARIA disse:

    QUANDO FAZEMOS UMA LIMPEZA EM NOSSA CASA TAMBEM DEVEMOS LIMPAR OS SEUS MORADORES,ASSIM TUDO ENTRA EM EQUILIBRIO E HARMONIA.OBRIGADA MÃE POR TANTOS ENSINAMENTOS!

  10. solange disse:

    Mãe Mônica, só posso lhe agradecer por dividir conosco seu trabalho e sua dedicação. Que possamos preparar nossos banhos e defumações com conhecimento e coerência, afinal estamos na quaresma e nada melhor do que cuidar de nosso campo mediúnico aproveitando todas estas dicas. Eu também fiz o curso de ervas e isso esclareceu muito as minhas dúvidas, cada post relacionado aos banhos, defumações vou agregando mais informações na minha apostila. Ótima Semana a todos e muito Axé!!!

  11. Washington Franklin disse:

    Axé Mãe Monica gosto bastante de todos os seus textos postados aqui no blog é um prazer poder aprender lendo esses texto com os quais sempre fico maravilhado com o quanto de informações que podemos obter que são essenciais para o nosso dia-a-dia tanto na Umbanda quando na vida mesmo.
    Obrigado por nos maravilhar com essas lições divinas e especiais.
    Axé

  12. Juliana disse:

    Maravilhosa descrição!!!!
    Estou sempre acompanhando as postagens deste blog, aprendi e aprendo MUITO aqui.
    Obrigada por compartilhar conosco todo esse conhecimento.

    Abraços e muita LUZ!!!

  13. Ji disse:

    Adorei esse site… entro todos os dias para ler suas mensagens… Acho importante para nós Umbandistas, termos uma fonte tão rica de informações como esta… Mto Axé para todos Irmãos…

  14. Alfredo disse:

    UMBANDA É MUITO AXÉ

  15. Reginaldo Fernandes disse:

    Obrigado Mãe por mais esta gota de conhecimento que está compartilhando conosco.
    Digo gota, pois sabemos que a umbanda é um oceano cheio de conhecimentos e aprendizados que precisam ser absorvidos.
    Então vamos aproveitar cada gota presenteada pela Mãe Monica.
    Más não devemos nos acomodar e ficar esperando que cada gota caia do céu em nossas caixas de e-mail.
    Devemos estudar e buscar cada vez mais conhecimento, pois, só assim conseguiremos construir uma religião forte e reconhecida.
    Axé

    Reginaldo Fernandes

  16. Wagner Alves Luz disse:

    Axé…
    O tema é muito bonito, interessante e salvador.
    Encontramos momentos e ambientes dotados de pura energia negativas que agregam à nossa aura provocando doenças, disturbios, etc…
    Os banhos são a salvação do nosso espírito, nossa alma e nosso corpo físico.
    Com os banhos limpamos nossa aura fazendo com que ela volte a funcionar normalmente e harmonizando nossos chakras.
    A defumação tem como objetivo modificar a energia do ambiente,Desagrega as cargas através dos elementos Ar, Fogo e Vegetal.
    Simples de fazer, mas sutil e importante e muito transformador.
    Defuma com as ervas da jurema… Defuma com arruda e guiné…
    Benjoim, alecrim e alfazema… Vamos defumar filhos de fé.
    Obrigado pela oportunidade de aprender, trabalhar e divulgar as coisas belas da Umbanda.
    Que Oxalá te inspire sempre mãe …

  17. Kátia Afonso disse:

    Muito bom…. obrigada Mãe por mais essas dicas.
    Muito bom termos ao nosso dispor essas ” cartas” na manga pra dar uma melhorada na energia.
    Muita defumação e banho de ervas a todos.
    Axé

  18. Ana Maria disse:

    Parabéns Mãe. O texto está ótimo. As “receitas” me convidam a tomar banhos e fazer defumações todos os dias.

    Vou aproveitar muito tudo isso. E a partir de agora !!!

    Axé a todos.

  19. Márcia disse:

    Comecei a ler suas matérias a uns 5 dias e estou adorando.
    Sempre simpatizei com a religião e agora estou entendo o significado de cada coisa.
    Acho que ganharam uma irmã de fé.
    Obrigada e grande abraço a todos

  20. Luana de Oliveira disse:

    Nossa como e imensa e grandiosa nossa religiao, nos disponibiliza tantas ferramentas, tantas possibilidades de melhorar, de potencializar e positivar nossa energia, trabalho espiritual, nossos lares e vidas, tudo isso dividido conosco atraves do blog pela mae, e muito axe, e tem que ser usado com sabedoria, conhecer a real necessidade, fazer uma reflexao, e fazer bom uso.

    Axe

  21. Paula disse:

    Axééé Mãe Mônica!

    Realmente um bom banho e uma boa defumação fazem toda a diferença. A mente, a alma, a energia, o físico, o astral e o entorno mudam considerável e nitidamente. São recursos simples e acessíveis dos quais eu sempre lanço mão, e a cada dia, melhor!

    Salve Mãe Mônica!

  22. Renata disse:

    Eu gostaria de agradecer por compartilhar essas informações preciosas com a gente.
    Nossa Umbanda é maravilhosa!!

    Muito Axé para você.

  23. Cida Luz disse:

    Ótimas informações e ensinamentos de como podemos utilizar as ervas e defumações para o nosso equilíbrio.
    Axé,

  24. TERESA disse:

    Axé a todos,
    A bondade de Olorun é tão infinita que nos dá através da Natureza remédios, soluções para nossos problemas físicos, espirituais e emocionais! Por isso mesmo a importancia de estudarmos as ervas e seus poderes, para não as utilizarmos de forma errada. Seu curso de ervas, Mãe Mônica, é magnífico; aprendi muito com ele e hoje se sei recorrer à mãe natureza, é graças a ele (como boa paulistana urbana, mal sabia distinguir uma erva da outra rsrsrs).
    Junto-me aos que agradecem à Mãe Mônica por compartilhar conosco seu saber tão grandioso.
    Que nosso Pai Oxóssi nos cubra de bençãos,
    Oke Arô Meu Pai!

  25. Ana Luiza Rocco disse:

    Uma coisa que acho muito legal quando tomo banho de ervas ou faço a defumação, é entrar na energia, me concentrar no que estou fazendo, no que aquilo significa, no que aquele banho de ervas vai me proporcionar: limpeza, descarrego, harmonização, força, proteção….
    Aí sim sinto que tomei um banho de ervas ou defumei minha casa!
    Só entendendo o que cada erva representa para conseguir entrar nessa energia.
    Além de ter a capacidade de fazer um banho de ervas sozinho, conhecendo sua necessidade naquele momento, esses estudos são importantes para você REALMENTE tomar um banho de ervas, e não só ficar com o cheiro da erva no corpo…
    Muito axé a todos!

  26. regina lúcia disse:

    Banhos de ervas, são grandes veículos de purificação do corpo e da mente, pois equilibra a nossa aura, nos energizando, afastando as energias negativas e são utilizados desde as épocas mais remotas. Portanto, concluiu-se que os resultados são tão extraordinários, que muitas pessoas usufruem desse benefício até os dias atuais. Todavia, para utilizar as ervas devemos ter conhecimento e este texto vem nos beneficiar com grandes informações, para que possamos observar o momento exato para bem usá-las, inclusive, também quanto ao preparo das defumações.

    Muito obrigada Mãe Mônica.

    Axé a todos.

  27. Marcos - Osasco disse:

    Mais uma lição da bondosa Mãe Mônica aos irmãos que realmente querem, acima de tudo, conquistar os tesouros almejados pelo espírito, qual seja, a evolução espiritual.

    Os ensinamentos desse post servem como analgésicos às dores existenciais, proteção contra os invasores, purificador de más impressões, luz aos aflitos, bússula aos que sentem-se perdidos, tonificadores de virtudes, antídoto às vicissitudes que afligem à alma, reajustamento da visão sobre si e sobre o mundo e tudo o mais de bom que as ervas e defumações representam.

    Só um detalhe: A mãe Mônica e o Pai Marco nos oferecem tantos fortificantes e antídotos, para o corpo físico e espiritual, que a nós cabe o ingrediente fundamental para a aplicação desses remédios, qual seja : A VONTADE

    Misturando esse ingrediente, estaremos atendendo o propósito da divindade quando colocou Mãe Mõnica e Pai Marco nos nossos caminhos: VIABILIZAR NOSSA EVOLUÇÃO

    Axé aos irmãos que , assim como eu, são frequentadores assíduos desse blog e um Axé especial à Mãe Mônica, ao Pai Marco e aos irmãos que os auxiliam ( no plano físico e espiritual)

  28. Guilherme Barbosa disse:

    Mais um banho de conhecimento, defumando um pouco nossa preguiça e ignorancia no assunto. Eu confesso que li isso e sai correndo pra fazer uma boa defumação na minha casa e um belo banho ontem a noite. É o tipo de coisa simples que faz toda a diferença… estar em equilibrio energéitco e estar melhor consigo mesmo, consequentemente, tem ações melhores que trazem melhores reações, mesmo espirituais!

    Axé!

  29. João Carlos disse:

    Axé Mãe Mônica, importantissimo texto e esclarecimentos de como podemos nos proteger, atrair boas energias e descarregarmos energias negativas em nosso dia a dia, é sair do automatico, é fazer por nós e pela Espiritualidade a nossa parte pois, a da Espiritualidade tenho a certeza que esta sendo feita. Obrigado por trazer a nós a real Umbanda que devemos praticar.

  30. Roberta disse:

    Axé Mãe,
    Puxa vida, vivendo, lendo e aprendendo…
    Li o nome de algumas ervas que nem imaginava que existiam.
    Penso que mesmo com todas essas ricas informações temos que tomar muito cuidado para não sair fazendo banhos e defumações sem orientação, temos que ser atenciosos, pois tudo isso é muito sério.
    Obrigada por mais essa!
    Axé

  31. Paulo da Ilha do Governador/RJ disse:

    Adorei o site… pena que onde estou morando agora, há uma dificuldade imensa de conseguir algumas ervas!! Mas agradeço sua inteção em ajudar sempre! Parabéns, Mãe Mônica. Caô Cabecilê.

  32. Edson disse:

    Boa tarde,

    adorei este site, ele é muito informativo, mas gostaria de acrescentar que, um dos principais banhos de Oxossi, que pra mim é o principal, é o banho de Guiné.

    muito obrigado.

  33. Maria Cristina Campi disse:

    Axé Mãe Mônica,

    Obrigada por este espaço de tremenda Luz, dicas que nos são tão preciosas, principalmente quando estamos no meio de uma correria, e para não sairmos da vibração dos trabalhos feitos, e dos resultados obtidos, e por via das dúvidas sei que aqui posso confiar na orientação, e na benção da seriedade, as coisas são fundamentadas… que os Orixás sempre abençoem este espaço sempre….sempre…sempre….
    Axé a Todos…

  34. Paula Ferraz disse:

    Nossa, cada vez que leio algum artigo nesta página,fico mais e mais certa de que a Umbanda é a minha casa.
    Esta matéria hoje me fez lembrar do quanto é bom sentir e estar perto nossos guias.Como eles são maravilhosos!

    Obrigada Mãe Mônica, por fazer neste espaço o que muitos não o fazem : Mostrar o que é a Nossa Maravilhosa Umbanda !
    Axé à todos e paz aos nosso corações hoje e sempre !

  35. silmara trindade de assis disse:

    tenho feito banhos de ervas ,como arruda , alecrim, alevante,rosa branca, guiné, alfazema e mel. sim me muito bem.obrigada pelos esclarecimento!!!

  36. Irene disse:

    Muito maravilhoso esse site, dicas muito legais e esclarecedoras. Parabéns!

  37. Valeu perdoe me nao sou muito de fala ameiiii

  38. Elisangela disse:

    Adorei o site!

  39. erika pereira disse:

    Adorei estou na umbanda ha 1 ano e meio, e cada vez mais adoro minha missao.
    estou adorando este site

  40. Marcos Andrade disse:

    Prezada Mãe Mônica, em busca de respostas a uma questão deparei-me com esse site e, especificamente, com essa página sobre Banhos e Defumações, de sua autoria. Gostei muito. Por isso, não só agradeço como gostaria que me esclarecesse, por favor, se quando elenca determinadas ervas para um banho ou defumação, isso deve ser com todas elas ou apenas uma é suficiente para o propósito do banho ou defumação? Agradeço a atenção e resposta. Axé para todos. Oxalá nos abençoe sempre.

  41. maria cleide rodrigues disse:

    continuem assim com esta luz tão boa, ajudando a quem precisa, que grande vai ser as benças que Jesus vai lhe conceder

  42. Iara valquiria disse:

    Gostei muito de tudo que vi aqui, realmente bom e real
    .

*