21

Salve Salve a patota de Cosme!!!

Foto de Adenor Gondim

Axéééé!!! Erês, Ibejadas, Yori, “Crianças”, Encantados, Anjos, Andorinhas, Cosme & Damião com Doum ou sem Doum… Não importa!!!

O nome, a designação, o título, não é relevante!

Cor, feito, brinquedo ou movimento não é ressaltante!

O bom, o certo, o formidável, o admirável, o respeitável, o Sagrado é tê-los no coração, é saber que não deixam que nos derrubem e que são nossos “Amigos”.

Ahhhh… Quantas oportunidades perdidas quando as “crianças” se manifestam em nossa Umbanda. Quantas pessoas menosprezam o poder e a ação da Linha das Crianças. Quantos confundem alegria com ingenuidade, inocência, ignorância, bobeira e assim perdem momentos mágicos de transformação.

Saibam que essa linha de trabalho, Linha das Crianças, que se manifesta na Umbanda em meio a sorrisos, doces, guaranás e alegria é uma das poucas Linhas que consegue dominar a Magia na sua essência natural e faz isso, muitas vezes, de forma extremamente imperceptível.  Para comprovar essa afirmativa, basta avaliarem as percepções pessoais ao ganharem balas, sentarem no chão, baterem palmas, colocarem chuquinhas no cabelo, etc… Ééé… É grandioso! É mágico!!!

Além disso, quem já não ouviu a frase: “O que os Filhos das Trevas fazem, qualquer Erê desfaz. O que o Erê faz (no sentido do Bem, é claro) ninguém desfaz ou interfere”.

Enfim, a festa das Crianças na Umbanda, conhecida como Festa de São Cosme e Damião já começou, aproveitem o dia, a energia, a vibração, a festa e todo o entusiasmo dessas maravilhosas Entidades, deem uma pausa para pensarem, abram o coração e entendam, embora de forma simples e pura, as profundas e sábias mensagens desses verdadeiros SÁBIOS – Senhores da Pureza Cósmica.  Aproveitem também e determinem algo especial para vocês, determinem, por exemplo, que o lado infantil e puro sempre influencie as decisões e os relacionamentos dos adultos que se consideram sucessivamente certos e sérios, afinal, na maioria das vezes, esses “crescidos” acabam por propiciar inflexibilidade, intransigência, fanatismo e extremismo, não é mesmo?

E se precisarem de inspiração, como sempre procuro promover, assistam ao vídeo do Zeca Pagodinho que interpreta a canção “Patota de Cosme” e explorem o “olhar de poeta” e percebam a beleza das afirmativas e a verdade cravada no peito. Observem quem sempre está por perto mesmo que em plano de fundo. Meçam a “coincidência” com a vida real na sua imensa dualidade e admitam comigo e com o Zeca: a “Patota de Cosme” ajuda e protege aqueles que têm Fé no coração.

Patota de Cosme 

Zeca Pagodinho
-
 
Mulher, mulher, mulher,
Você não terá o meu amor
Pode tentar o que quiser
Já levou o meu nome pra macumba
Pra me amarrar
Já tentou diversas vezes me prejudicar
Mas minha cabeça é sã
Porque Cosme é meu amigo
E pediu a seu irmão: Damião
Pra reunir a garotada
E proteger meu amanhã , meu amanhã
Porque Cosme é meu amigo
E pediu a seu irmão: Damião
Pra reunir a garotada
E proteger meu amanhã
Na verdade você nunca me pertenceu
E quando seguiu meus passos
Foi visando o que era meu
Você não passou de um caso
Que nasceu por acaso
Seu amor, não era eu
Seu amor, não era eu
Quando teve a conclusão
Que meu pobre coração
Não abrigaria você
Passou me caluniar
Mas a patota do Cosme
Não deixou me derrubar
Não deixou me derrubar
Passou me caluniar
Mas a patota do Cosme
Não deixou me derrubar
___________
  1. Reginaldo Fernandes disse:

    Como sempre, a Sra. Atinge os objetivos!!!
    Muito estimulante e inspirador este post e esta musica.

    Salve a criançada!!!
    Salve Cosme!!!
    Salve Damião!!!.

    Axé

  2. Renata Sucupira disse:

    Axééééée Mãe,
    Que energia boa esse post de hoje, só aumentou a minha empolgação para nossa festa de hoje a noite. Vai ser linda vai ser mágica, vai ser incrível!!!!!
    Na verdade estamos nessa energia gostosa já a semanas de preparação, muito bom, muito gostoso, muito colorido e cheio de gliter..rs.
    A força que vem na leveza e na alegria são indestrutíveis!!!!

    Ahhh chega logo a horaaaa!!!!

    Axéé a todos.

  3. Renata esp disse:

    Axééééée Mãe!
    É de arrepiar!
    Essa energia tão grandiosa, que as vezes passa despercebido com tanta ingenuidade e brincadeiras… na verdade consegue fazer grandes movimentos de trasformação, e aprendizado…é uma oportunidade mágica ver as crianças em terra!
    A energia é maravilhosa…uma alegria e douçura muito grande!
    É maravilhoso poder ajudar com a arrumação da festa, e contribuir com as doações que estamos arrecadando…esse movimento trasformou minha casa, meu trabalho e amigos quase que diretamente…

    Obrigada pela aportunidade, é tudo grandioso demais!!!

    Salve nossa Mãe Oxum!
    Salve Cosme e Daminhão!
    Salve a criançada!
    Salve os Vovôs!
    Obrigada por tantas alegrias e aprendizados!

    Muito axé com açucar pra todos!

  4. Edméa Costa disse:

    Axé Mãe!

    Salve Cosme!
    Salve Damião!
    Salve Doum!
    Salve todas as Crianças!
    Agradecendo e pedindo a Benção deles todos, espero sempre merecer a proteção dessa Linha tão fantástica.
    Nas “brincadeiras”, Eles curam, levantam os filhos de fé, protegem e encaminham para o bem.
    Não vejo a hora da festa começar!

    Axé a todos!

  5. Ana Maria disse:

    Parabéns as crianças mais lindas e sagradas do Orum. Obrigada por terem tanta paciência comigo e por me protegerem trazendo sua alegria e a sua presença em minha vida.

    Que eu possa ser sempre merecedora da Patota de Cosme e Damião, para que ninguém me derrube, ninguém me calunie.

    Que essa fantástica linha, tão conhecedora e poderosa, me propicie a busca pela pureza, pela doçura, pela alegria, que me deixe envolver por essa energia, possibilitando novos sentimentos e atitudes.

    Salve Cosme e Damião. Salve os Ibejis. Salve as Criancas.

    Axé.

  6. João Carlos disse:

    Axééééééééé Mãe Mônica, que beleza, que oportunidade, que linha tão abençoada que nos faz voltar a ser criança e esquecer um pouco deste mundo tão adulto, que nos faz muitas vezes esquecer-se do simples, do belo, da ingenuidade, do amor.

    Salve os Erês, Ibejadas, Yori, “Crianças”, Encantados, Anjos, Andorinhas, Cosme & Damião com Doum ou sem Doum, que sejamos mais simples, mais amorosos, mais flexíveis diante de todas as adversidades que possam estar em nossos caminhos. Feliz noite encantada.

    “Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar.”
    Rubem Alves

  7. solange disse:

    Axé Mãe Mônica,

    Muito bacana o texto de hoje. De modo muito natural, com suas perguntas, brincadeiras e risos as crianças envolvem todo o ambiente com a energia da alegria e da descontração.
    É muito bom vê-los trabalhando, eles conseguem mostrar como tudo tem sua leveza e que a simplicidade faz parte da vida. Nos ajudam a quebrar nossas resistências, diluindo as mágoas que estão enraizadas dentro de nosso íntimo.
    Que possamos aproveitar todo ensinamento que essa entidades vem nos trazendo.
    Axê a todos Salve as Crianças, Salve a Ibejada!!!

  8. Ana Luiza disse:

    Enfim chegooou!
    Os Erês são guias que conseguem mudar muuuito a minha energia. Com a presença deles eu sinto que nada vai tirar meu sorriso de mim! Eles me trazem um sentido de esperança….de consciência de que nenhum momento ruim é pra sempre!
    Ontem trouxe um pacotinho de balas no trabalho e ofereci para as pessoas dizendo que era dia de Cosme e Damião. Muuuito gostoso ver o sorriso no rosto das pessoas escolhendo a bala! A energia ficou muito melhor! Uma colega ainda perguntou se a bala “era diferente” e eu disse que a unica coisa que eu tinha feito era cantar pra bala! Ela deve ter pensado que eu era maluca rsrsrs

    “Cosme e Damião, Damião Cadê Doum? Doum tá passeando é no cavalo de Ogum!”

    Axé para todos =)

  9. Alfredo disse:

    ALEGRIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA MELHOR REMEDIO E CAMINHO DA ALMA

  10. Vitor Lopes disse:

    Axé, Mãe.

    Eu quero doce, eu quero bala.
    Eu quero açúcar… humm… ah, lembrei: prá passar na SUA cara… rs.

  11. Guilherme Barbosa disse:

    Começou!! E afirmo que começou de forma extremamente positiva. Essa energia alegre é contagiante e é exatamente a forma que eu vejo as Crianças: espalhando essa energia, essa Magia, para os consulentes, médiuns para que estes façam o mesmo e possam chegar na próxima festa com uma energia um pouquinho melhor que estavam antes.

    É bom demais sentar no chão, esquecer que dói, esquecer que é adulto, esquecer do sapato e ver graça nas coisas, a graça inocente que todo mundo tem mas que a gente tem que procurar. Brincar de trabalhar ou trabalhar brincando, não sei direito qual é o nome que a gente tem que falar pra ser criança. Mas sei que é bom, é gostoso e não chega a ser nostálgico porque é hoje, é vivo, é feliz.

    Salve as crianças! Salve Cosme e Damião e toda a sua patota!!!

  12. Conceição Araujo disse:

    Salve a Patota De Cosme, muito axé das Crianças em nossas vidas .

  13. katia santos disse:

    Salve as crianças! Salve essa energia doce, alegre, motivadora!
    Salve dia de festa! E que esta energia ultrapasse qualquer obstáculo de preconceito ou ignorância!

    Salve os ibejis!!!!
    axéeeeeeee bem doce!!!!!

  14. Bruno disse:

    Salve a criançada !
    Com uma energia sem igual, as crianças vem para alegrar o terreiro. E está enganado quem pensa que esse dia será só um dia de festa e diversão. Como a Mãe disse, são muitas oportunidades perdidas diante dessas entidades. O trabalho com as crianças é muito grande e único, divino mesmo. É difícil explicar a sensação em uma gira de erês. É como se voltássemos mesmo a ser crianças, vendo graça em tudo, achando tudo bonito … olhando através dos olhos de uma criança. E trabalhando o que não se trabalha em nenhuma outra linha de nossa Umbanda. É maravilhoso !

    Axé a todos

  15. julio cesar disse:

    Axé Minha Mãe

    Salve nossa criança , grandes espíritos de luz que vem com esta roupagem para nos mostrar varias lições de vida.

    Axé a Todos

  16. Kátia Afonso disse:

    Salve a Ibejada!!!
    Que energia gostosa……alegre, vibrante e que nos traz uma leveza.
    Em meio a brinquedos, doces e muito guarana realizam grandes trabalhos.

    Doum, Doum , Doum, Doum ,Cosme e Damião ficam sentados no chão…..

  17. Teresa disse:

    Axé a todos,
    Realmente, Mãe Mônica, como se sente a magia das crianças da Umbanda, ao fazer uma maria-chiquinha nos cabelos, molhar o pirulito no guaraná. Como a senhora disse é maravilhoso, é mágico. Como nos diz Zeca : É NA FÉ!!!!!!!!!!
    SALVE A IBEJADA!!!

  18. Vaner Pereira disse:

    Axé Mãe
    Salve as Crianças !!!!!
    É muito bom sentir a energia dessa linha da Umbanda, é contagiante, fascinante e mágica… nos traz um sentimento de alegria, lembranças da infância, é realmente Divino.
    Salve as Crianças queridas da Umbanda !!!!

    Axé a todos

  19. Ana Cristina disse:

    Axé! Mãe Mônica

    A Festa estava linda!!!!! Que divino saber e sentir que um copo de guaraná com pirulito faz milagre……..além de ser delicioso!

    Obrigada!! Mãe, por mais esta oportunidade!

    Axéé! à todos

  20. cida luz disse:

    Salve as Crianças e toda alegria que irradiam. Salve Cosme & Damião!
    Axé !

  21. Carlos Eduardo disse:

    Olá,
    Lindo!!! Simplesmente Lindo!!! Contagiante!!! Tragam crianças de Luz a felicidade, o sorriso; tragam sua magia, a expressão mais pura de alegria, brincadeiras; discretas, executam lindos trabalhos espirituais que poucos conseguem observar.

    Salve as Crianças,
    Salve Cosme & Damião,
    Salve Ibejada.

    Axé.

*