29

AMACI abre a mente, os sentidos, o espirito e a alma

Axé a todos! A Umbanda é realizadora e transformadora por excelência. É uma religião que nos aproxima do Sagrado e que permite adentrarmos em nós mesmos para assim, de forma mais verdadeira e intensa, nos colocarmos à “disposição” do próximo, seja ele encarnado ou desencarnado.

Simbolicamente, o médium deve se considerar uma ferramenta usada pelo Divino em favor do Outro, da Comunhão e da Paz, um instrumento que deve e merece “reparos periódicos” para que não se perca a qualidade do trabalho manifestado, para que as engrenagens não enferrujem, para que as juntas não atrofiem, para que a maleabilidade não resseque e para que o molejo não se enrijeça.

Envolto em toda essa grandiosidade, um dos rituais mais potentes quando pensamos em “reparos periódicos”, é o que chamamos de AMACI.

AMACI vem da palavra ‘amaciar’, ‘tornar receptivo’, é um ritual, uma espécie de iniciação que todos os médiuns umbandistas, iniciantes ou não, devem, pelo menos uma vez ao ano, passar.

É um liquido preparado com folhas e águas sagradas escorado por alguns fundamentos específicos da Umbanda e que tem como objetivo a lavagem da cabeça/coroa do médium.

Nesse contexto, o Amaci ‘despertar’ as faculdades nobres do médium que ainda estão adormecidas, descarrega e apazigua o chacra coronário (centro de recepção espiritual Superior) e ainda liga/religa o médium ao Orixá, fazendo com que ele tenha a Sua vibração e energia interiorizada em seu espírito, mente e coração.

Receber o Amaci é entrar em contato direto com o Poder do Orixá, é um momento de grande emoção e que deve estar enredado pela reverência, amor, devoção, lealdade e comprometimento para com o Orixá, a Umbanda e o Plano Espiritual.

É o momento em que o médium se coloca diante do Sagrado como ‘Filho de Orixá’, que abaixa sua cabeça em respeito e em saber à Superioridade Divina. Ocasião em que o médium deve se ajoelhar e deixar a voz do coração dizer: (… nome Orixá…), estou aqui! Estou aqui de joelhos me reverenciando diante de sua Força Sagrada e pedindo que me acolha em seu “colo” Divino. Estou pedindo que me receba como seu filho (… nome Orixá…) e me ampare como espírito. Sim, me entrego! Me entrego de corpo e alma, consciente e convicto de que é a Lei de Pemba que me ajuíza e que é a Lei de Umbanda que me sustenta.
(… nome Orixá…), que seu Poder se manifeste em mim e através de mim. Que suas Forças sejam as minhas forças. E que seu Amor Divino e Incondicional envolva minha mente, meu coração e minha alma para que eu O manifeste através de minhas palavras, pensamentos e ações…

-

E ainda com o coração batendo forte, o médium deita-se sobre a esteira de palha aos pés de seu Pai Espiritual e recebe o Amaci. Água cheirosa que ao escorrer pelo rosto se mistura com as lágrimas numa junção de fé, sagrado e pertencimento.

Sim! Agora o médium não está mais sozinho. Agora ele “pertence” ao Orixá, ao Poder Realizador que em forma de Divindade o acolherá em todos os momentos.

É um ritual fundamental para uma verdadeira e segura caminhada espiritual dentro dos fundamentos da Umbanda. É um cerimonial único e divino que quando bem orientado e bem realizado, o médium perceberá as mudanças que acontecerão em sua vida espiritual, consequentemente em toda sua vida.

Reconheçamos, esse ritual é mais uma benesse para o médium que qualquer outra coisa. É uma firmeza espiritual que ainda permite o médium, caso deseje ou seja necessário, mudar de terreiro sem qualquer dano. Portanto, não é e não propicia fechamento de portas, pelo contrário, abre nossa mente, nossos sentidos, nosso espirito e nossa alma para que a Aruanda se instale dentro de nós e que construa um futuro de Paz, Alegria, Bondade, Crença e muito, muito AXÉÉÉÉ.

Por fim, que tal aproveitar o mês de outubro, mês que para muitos É d’Oxum para realizar e receber o Amaci, afinal, as águas, a amorosidade, a força e a sensibilidade de Oxum são únicas e especialmente condutora e concededora.

Axéééé  a todos, que Oxum acalente nossos corações. Hoje e sempre!

Faixa do Cd “UmBanda em Nós”
Liz Hermann
Compositora: Aline Hermann
Produtor: Paulo Hermann

___________

  1. João Carlos disse:

    Axé Mãe Mônica, através deste belo texto pude recordar, relembrar, sentir todos os amacis que pude ter o privilégio de estar presente dentro desta minha Casa tão abençoada. É tudo isso mesmo minha Mãe, é a hora que podemos agradecer e agradecer todo o amparo e proteção que nossos Orixás nos trazem.

    esse agradecimento em forma de reza e a bela foto do que está no texto deixa sem palavras e reproduzo,

    (… nome Orixá…), estou aqui! Estou aqui de joelhos me reverenciando diante de sua Força Sagrada e pedindo que me acolha em seu “colo” Divino. Estou pedindo que me receba como seu filho (… nome Orixá…) e me ampare como espírito. Sim, me entrego! Me entrego de corpo e alma, consciente e convicto de que é a Lei de Pemba que me ajuíza e que é a Lei de Umbanda que me sustenta.
    (… nome Orixá…), que seu Poder se manifeste em mim e através de mim. Que suas Forças sejam as minhas forças. E que seu Amor Divino e Incondicional envolva minha mente, meu coração e minha alma para que eu O manifeste através de minhas palavras, pensamentos e ações…

    Obrigado a todos os Orixás, a minha Mãe e Pai Espiritual por poder proporcionar momentos, encontros tão belos e divinos.

    Ora iê iê ô ! Mamãe Oxum…

  2. Alfredo disse:

    axéeeeeeeee ….. a Umbanda através de seus fundamentos nos possibilita um encontro providencial e acalentador permitindo que o Sagrado amacie e conduza nossa caminhada; agradeço , agradeço e agradeço…..

  3. Kátia Afonso disse:

    Axé Mãe!!!
    É incrível ver como a senhora consegue colocar em palavras as sensações e emoções que tomam conta de nós…. fico tão encantada nos rituais de nossa Umbanda que fico sem palavras e a senhora de forma tão “simples” e bela consegue descrever.
    …com o coração batendo forte, o médium deita-se sobre a esteira de palha aos pés de seu Pai Espiritual e recebe o Amaci. Água cheirosa que ao escorrer pelo rosto se mistura com as lágrimas numa junção de fé, sagrado e pertencimento…”
    Assim como Oxum Mãe Monica é luz é flor, é beleza é amor….
    Puxa Mãe só agradeço, agradeço e agradeço!

  4. solange disse:

    Axé Mãe Mônica,

    Parabéns Mãe, a matéria sobre o Amaci e sua importância está maravilhosa. O trecho que a senhora descreve “ Estou aqui de joelhos me reverenciando diante de sua Força Sagrada e pedindo que me acolha em seu “colo” Divino. Estou pedindo que me receba como seu filho e me ampare como espírito.” É de emocionar. Sem contar que o vídeo de nossa Mãe Oxum mexeu com todas as minhas emoções. Sem palavras!
    O ritual é de beleza ímpar, é muito bonito observar a entrega, a emoção dos médiuns é momento único para ser guardado, é como a senhora disse, dá a sensação de pertença onde o poder do Orixá se faz presente na nossa vida, que nos acolhe e nos ampara nos dando a sensação de que nunca mais estaremos sozinhos.

  5. Teresa disse:

    Axé irmãos umbandistas,
    Sim, vamos ser presenteados com o amaci de Oxum. Vamos nos entregar de corpo e alma, convictos de que é a Lei de Pemba que nos ajuíza e que é a Lei de Umbanda que nos sustenta…
    Que minha Mãe Oxum, dona da pureza e da beleza, nos abençoe com as suas águas sagradas, com sua amorosidade, sensibilidade e poder de agregação.
    Ora yê yê Oxum!!! Sua benção Mãe querida!!!
    PS: Maravilhoso o vídeo postado, Mãe Mônica! Sua benção também querida Mãe!

  6. Renata esp disse:

    Axééé Mãeee!!!

    Estou extremamente emocionada com o post de hoje!
    Linda a fala a respeito do AMACI…suas reais funções e fundamentos…Fantastico…só na Umbanda tem!!!
    Falar de Oxum…é sempre muuuuuito bom!
    Que o ato de conduzir e adoçar possam invadir nossas vidas, nos trazer alegria, união e muita prosperidade!

    Oraieieô Oxum, minha Mãe!

    Obrigada por nos proporcionar tantas coisas boas Mãe!

    Axé a todos!!!

  7. julio cesar disse:

    Axé Minha Mãe

    Nossa Umbanda é mesmo completa , caramba amaci e um ritual único e impar para cada médium a ligação como o divino em linha direta e reta como nosso espirito fica em paz e harmonia dentro deste Amaci e muita emoção mesmo lembro do primeiro Amaci que recebi das mãos da senhora minha Mãe…….mudou muita minha concepção de Umbanda e vida espiritual….
    Que nossa Mãe Oxum traga amorosidade para nossa vidas….

    Axé a Todos

  8. Simone Lopes disse:

    Axé Mãe,

    Como é bom receber todo esse carinho, deixar as lágrimas rolarem no rosto, o coração bater forte ao sentir toda a energia do Orixá.

    É d’Oxum !!!

    Obrigada por tudo que a senhora nos proporciona.

  9. Wesley disse:

    Salve irmãos.

    Texto realmente providencial, pois me fez lembrar das primeiras vezes que passei por esse ritual tão importante.

    abs.

  10. Tânia disse:

    Bom dia Mãe Mônica!

    Como é maravilhoso ler textos como este! Nosso coração dispara, os olhos marejam e a Umbanda vibra em nosso íntimo, dando-nos forças, aumentando cada vez mais a nossa fé e nos encorajando à seguir em frente, sem olhar para trás e com a certeza que no tempo certo, tudo se resolverá…
    Obrigada Mãe Mônica! Axé!

  11. Vitor Lopes disse:

    Axé, Mãe !!!

    Amaci,
    Amor de Orixá.
    Incondicional na Fé,
    transmuta homens em deuses.

    Amaci,
    Presente de Orixá.
    Água que brota em Aruanda
    e deságua em nós.

    Amaci,
    Mar doce de Orixá.
    Alimenta nossas cabeças,
    semeando a Fé.

    Amaci,
    Água de Umbanda.
    Mais que benção, compromisso!
    Enfeita nossas coroas de milagres.

    Amaci,
    Coroa nossos poderes.
    Faz nascer os deuses,
    que já moravam em nós.

    Amaci,
    transforma vontade em trabalho,
    Benção em compromisso,
    Coroa em Orixá.

  12. Silvana disse:

    Fico pensando o que a espiritualidade não faz para nos trazer o que mais precisamos para nossa evolução. Um dia, um guia ensinou a um filho como fazer um amaci. Outro dia, outro guia ensinou outro filho como preparar um amaci para um Orixá. Outro dia, outro guia explicou os fundamentos de um amaci. E, assim, de ensinamento em ensinamento, fomos recebendo essa dádiva divina que tanto nos ajuda, nos beneficia, nos acolhe e nos aproxima dos Orixás. Receber um amaci nos torna seguros, determinados e fortalecidos para seguirmos adiante. Só tenho a dizer: Minha Mãe Oxum, estou aqui!
    Axé a todos que também estão aqui!

  13. Teresinha BM disse:

    Axé Mãe!

    Que honra é receber um amaci, águas sagradas preparadas com a força-doação da natureza e a doçura-dedicação da Mãe/Pai Espiritual.
    Que honra é ter a coroa lavada, limpa, despertada, reorientada pela Mão-Mãe abençoada por todos os Orixás.
    Que honra é receber e sentir a força do Orixá adentrando pouco a pouco, com firmeza e com doçura, percorrendo nosso corpo como veias novas, oxigenando todo nosso ser, nossos pensamentos, emoções, chegando devagarinho como um riacho e se transformando na força contundente da Cachoeira. Salve Oxum!

    Grata Mãe pela luz que ilumina, pacientemente, dedicadamente, mais uma vez meu espirito!

  14. Ana Maria disse:

    Ahhh Mãe, viver em físico, mente e espírito suas falas é um privilégio imenso.

    É… ontem eu recebi o amaci de Mamãe Oxum. Não foi o primeiro, não será o último, e sei que sempre sentirei essa ligação doce e forte com Ela. Como doce e forte é o seu ritual Mãe.

    Sentir a água cheirosa que a sra. colocou em minha coroa se misturando as minhas lágrimas fez meu espírito se expandir em amorosidade e me ver abraçada por esse Poder que me transmite paz, alegria, bondade, crença e muito axééééé.

    Obrigada Mãe Monica por mais um encontro espiritual e sagrado onde a magia tomou forma e se transbordou em amor.

    Isso é Umbanda. Essa é a Umbanda Carismática.

    Eu estou aqui minha Mãe Oxum !

    Axé.

  15. Bruno disse:

    É um momento intenso, o contato direto com a força do Orixá. Algo que toca a alma e emociona. Momento de agradecer muito por toda a proteção que esse orixá nos dá. Realmente é um passo a mais que se dá nessa grande caminhada.

    Salve Pais e Mães Orixás,
    Ora yê yêo Mamãe Oxum !

  16. cida luz disse:

    Viver momentos como receber um amaci traz emoções que não dá para explicar, as emoções afloram, a alma recebe intensamente toda essa força Orixá é como uma onda, irradia por todo seu ser.
    Salve os Orixás,
    Salve Mamãe Oxum!!!!
    Axé a todos.

  17. Guilherme Barbosa disse:

    Que gostoso!

    Realmente o amaci é um ritual único e dá confiança e “intimidade” com o Orixá a ponto de confiar nele em momentos de dificuldades mas também de oferecer sua firmeza e confiança no dia-a-dia do terreiro, como instrumento realizador!

    Nossa, até arrepiou…Axé!!

  18. João Carlos disse:

    Axé Mãe Mônica, deixa completar,
    ” Mamãe Oxum eu estou e estarei aqui.”

  19. katia santos disse:

    É muita emoção. É um despertar de todos os sentidos. É religar-se. É chegar bem pertinho. É sentir o sopro no ouvido, o tremer da materia, o pulso acelerar.
    É mais uma benção!
    E eu agradeço, agradeço e agradeço!
    “Mamãe Oxum, sim eu estou aqui!”

    axéeee

  20. Carlos Eduardo disse:

    Olá,
    A nossa amada Umbanda proporciona infindáveis bênçãos e fortes emoções. Tudo que envolve a conectividade a Guias e Orixás são energias tão intensas que modificam o Ser de forma nítida em ações, pensamentos e atitudes.
    Ligar-nos de forma ritualística a um Orixá ou Guia para ser um instrumento de trabalho da espiritualidade é uma sensação muito intensa de Amor,Paz, Vida e Luz.
    Receber um Amaci de um Orixá é um momento único, verdadeiro de profunda e inesquecível emoção.

    Axé

  21. Vaner Pereira disse:

    Axé Mãe
    Quanta emoção, quanto riso e sorriso e lágrimas …..
    Que energia, que renovação de forças, nossa Umbanda é Divina mesmo, TUDO tem seu significado, seu destino, sua ação…
    Obrigado Mãe por estes momentos onde podemos nos afirmar, nos religar com os Orixás diante do altar sagrado, que benção…
    Ora ie ieo Mamãe Oxum
    EU ESTOU AQUI

    Axé a todos

  22. Roberta disse:

    Axé Mãe,

    Quanta generosidade!!!!! Só posso agradecer por ser uma médium Umbandista e receber todas essas bençãos, sentir as lágrimas de misturando à água cheirosa e dizer em alto e bom som

    EU ESTOU AQUI

    Axé a todos

  23. Edméa Costa disse:

    Axé Mãe Mônica!

    Mamãe OXUM transmite uma paz inconfundível!
    Receber seu AMACI é viajar no tempo da ancestralidade, é ir a lugares onde só nosso subconsciente e inconsciente possuem registro.
    A emoção é indescritivel!
    Obrigada Mamãe OXUM, eu estou aqui!
    Salve a UMBANDA que nos possibilita desfrutar de tantas bençãos!

    Axé a todos!

  24. Heloísa Gaudencio disse:

    Axé, queria te parabenizar pelo blog muito boom apenas lhe , agradeço ,agradeço e agradeço !

    que Oxala te proteja beijos!

  25. regina lucia disse:

    Axé a todos !
    Desde a minha chegada nesse terreiro, quantos e quantos Amaci tive o privilégio de receber, me fazendo aprender a perceber a presença viva de cada Orixá dentro de mim, através de cada gesto, de cada movimento, de cada respirar, transformando mais e mais a minha vida,
    proporcionando dia após dia uma conexão maior com o Divino.
    Por isso só tenho a agradecer !!!
    Salve os nossos “ Sagrados Orixás”!
    Muito obrigada Mãe Mônica !
    A sua benção !

  26. teresinha duarte disse:

    MUITO BOM SEMPRE ESTOU ABERTA A APRENDER E GOSTO DE TUDO Q LEIO ACHO Q DESCOBRIR A ESPIRITUALIDADE E A UMBANDA MUITO MENINA E HOJE CM 47 ANOS PARECE Q ESTOU SEMPRE COMEÇANDO COMO NUNCA , COMO SE Ñ CONHECESSE A ESPIRITUALIDADE AXÉ A TODOS OS IRMÃOS DE FÉ OS Q TEM E OS Q Ñ CONSEGUIRAM DESCOBRIR PARABÉNS!

  27. Eunice Chagas disse:

    Boa Tarde Prezada Irmã. Que as Bençãos de Oxalá Maior e de nossa Oxum recaiam sempre sobre s/Corôa, para que possa iluminar e transmitir a todos Filhos de n/Sagrada Umbanda tão lindas e sábias Mensagens. Um grande Axé e Abç.Fraterno.

    A Umbanda tem Fundamento;
    E é preciso preparar…….e com a Lavagem de nosso Camatuê, com agua e ervas sagradas de nossos Orixás, a nossa elevação espiritual, só há de agradar aos nossos Orixás e preparar nossa
    Jornada Espiritual diante de Oxalá Maior.

  28. helena c.f.jorge disse:

    adorei sobre explicação do amaci.

  29. jose lacerda dos santos neto disse:

    boa tarde.
    Sou filho de OGUM, interessado na umbanda teórica e praticada com amor”SÓ SE PODE AMAR VERDADEIRAMENTE AQUILO QUE SE CONHECE, CASO CONTRARIO É ILUSÃO”.
    Quero dizer que realmente, quem conhece a UMBANDA, não é simplesmente “macumbeiro”, mas sim um estudioso, de se fazer o bem. Todos deveriam estudar e ler não só este grande artigo, mas todos os fundamentos da UMBANDA. Com isso não seriamos um “MACUMBEIRO”, MAS UM SACERDOTE DESTE GRANDE OXALÁ. PARABENS MÃE MONICA. PELA PRIMEIRA VEZ ESTOU EMRRAIZADO EM CONHECER MAIS OS MEUS ORIXÁS, DEPOIS DE VOLTAR A RECEBE-LOS.
    AXÉ, SUA BENÇÃO. PUBLIQUE MAIS ARTIGOS.

*