14

Banho de Rosas …

Quem nunca tomou um bom banho de rosas? Mais do que isso, quem nunca utilizou estas flores para decorar, harmonizar, perfumar ou romantizar um ambiente? Pois é, as rosas expressam as emoções do amor e da vida e quando bem utilizadas podem nos proporcionar enormes benefícios. Mas afinal, rosas de qual cor devem ser usadas e em que situações? Vejam só:

Rosas Brancas trazem o sentido da Pureza e da Paz. Facilitam a paz interior e ajudam a entrar em conexão e contemplação com o eu interior. Protegem contra energias negativas, purificam os sentimentos, acalmam e trazem o sentido da compaixão estimulando o perdão. São ligada à harmonia e à espiritualidade superior. Podem ser usadas em crianças e até bebês. O banho com rosas brancas é eficaz contra alergias de pele e coceiras. Colocadas nos ambientes atuam contra as energias maléficas e acalmam as pessoas que estão ao seu redor. A rosa branca esta ligada a Yemanjá e a Oxalá.

Rosas amarelas significam Felicidade e Amizade. Tanto em banhos como colocadas em ambientes trazem bem estar, alegria, sensação de leveza e ajudam a ativar as energias universais da prosperidade. O banho equilibra o espírito e a mente e é excelente para limpeza espiritual. A rosa amarela esta ligada a Oxum e Yansã.

Rosas cor de rosa estão ligadas à Amizade e ao Carinho. Facilitam a conexão com a chama trina e com a divindade interior. Desenvolvem sentimento de amor próprio, humildade e passividade. Ajudam a reconhecer os erros e a perdoar os fatos negativos da vida. A rosa cor de rosa está ligada a Oxum e aos Ibejis.

Rosas vermelhas significam Amor e Paixão, são um modo mais direto de dizer “Eu amo” alguém, algo, a vida, o trabalho, ou qualquer outra coisa. São totalmente indicadas para as pessoas que perderam a paixão pela vida. Ajudam a desenvolver a sensualidade, e despertam a libido. É um banho estimulante que tem o poder de desbloquear os chacras e livrar a aura de miasmas espirituais, deixando a pessoa “descarregada” de energias negativas. É ótimo contra depressão. A rosa vermelha está ligada a Yansã, aos Ciganos e às Pombagiras.

Uma semana de muito banho de rosas a todos! Axé!

  1. EDNA disse:

    As rosas são como o mais sublime dos perfumes; Têm leveza, sutileza; São verdadeiras, encantadoras, belas…
    A Rosa é a mais bela, mais sutil de todas as flores! Ela consegue desde a calma, a tranquilidade, o envolvimento, aprofundamento… no SENTIR, “é como algo levíssimo, porem palpável” com a cor branca; passando pelo amor puro com a cor rosa; ai entrando na cor amarela, ela já nos dar a sensação de energia movimentadora, um sentido de movimento com alegria; e ai quando chegamos na vermelha … Essa é como uma tempestade! Chega chegando, estimulando alegria e encanto. sem falar das bi-colores que são lindas e cheias de energia e encanto!!! As rosas falam por si só!
    Mãe Mônica, você esta sempre facilitando nossas vidas, com uma explicação destas fica mole tomar banho de rosas… rsrsrsr

    Eu AMO Rosas!!! Antes apenas contemplava sua beleza; hoje tiro proveito do que ela tem de melhor; “sua energia”.
    É isso mesmo Mãe! Muito banho de rosas a todos! rsrsr
    AXÉ…
    Edna

  2. Luana disse:

    Quantos beneficios as rosas nos trazem! Além da beleza e perfume que elas têm, existe também um grande valor agregado a cada uma das cores, que utilizadas da maneira correta para cada situação tem grande resultados como equilibrio, proteção, alegria e paz, nos ligam aos nossos Orixás. Seja em banho, na decoração da casa ou até na intenção de presentear…..

    Axé a todos

  3. Daniel disse:

    Não conheço ninguém ou nenhuma religião que não goste ou tenha algo contra as rosas. Acho que elas são universais: são belas, perfumadas e possuem uma energia impressionante. Confesso que não achava graça nenhuma até pouco tempo atrás. Era um vegetal normal igual a qualquer outro e ainda tinha uma desvantagem de sempre espetar o dedo com seus espinhos.
    Mas até isso melhora quando se conhece mais sobre a importância da natureza na Umbanda e na nossa vida.

    Axé irmãos!

  4. Ademar Dutra disse:

    Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
    Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

    Machado de Assis

    —— ———-

    Rosa, flor capaz inspirar poetas e corações apaixonados.
    Rosas de todas cores de um perfume só, único, diz por todos nós, seres apaixonantes e apaixonados, o que há em nosso coração pelo(a) nosso(a) amado(a).
    Flor que enaltece o Amor que há em nossos corações.
    Flor que nos liga com o Divino, com suas pétalas aveludadas, com suas cores, com seu perfume único.
    Seus espinhos nos mostram a dor de um amor ausente e que acima o amor que devemos alcançar.
    Banhos com suas pétalas enaltecem o que há de mais belo em nossas almas, o Amor!

  5. Melissa disse:

    Mais um maravilhoso texto que certamente auxiliará muitas pessoas.”Com os mais evoluídos aprenderemos (…)” Continue levando as palavras doces e sábias do nosso querido caboclo das 7 Encruzilhadas aos corações de todas as pessoas que dela necessitarem. Axé sempre!

  6. Calos Eduardo disse:

    Olá,

    Como é bom aprender quantos benefícios os banhos com Rosas nos oferecem, além dos significados e usos rotineiros. Preciosas explicações na utilização e ligações com cada Orixá.
    De perfume e cores suaves, energias sutis, curam, protegem e harmonizam ambientes.

    Axé!!

  7. Julliana disse:

    Banho de rosas é tudo de bom! Cada uma tem a sua particularidade, mas podemos também preparar um banho misturando rosas de várias cores para aproveitar benefícios multiplos.
    Muito Axé !

  8. JUSCILENE disse:

    A rosa é formada pela união de várias pétalas de energia pura e salutar concentradas. Para que o nosso Espírito floresça são necessárias várias “pétalas de virtudes” e que os “espinhos de defeitos” sejam insignificantes diante da magnitude da energia vibrante e colorida da rosa dos Chacras em nossa evolução espiritual.

    Bençãos de Mamãe Oxum para todos nós!

    Jusce

  9. Ana Maria disse:

    Eu já tomei banhos de rosas; mas isto só começou a pouco tempo, depois que fiz um curso de ervas no Núcleo Cultural e Social de Umbanda Carismática. Perdi muito tempo pela falta de conhecimento e agora estou correndo atrás do prejuízo, porque realmente vale muito a pena.

    Também já usei as rosas para decorar, perfumar e aromatizar um ambiente, mas só depois do curso de ervas que soube da importância que elas têm na nossa harmonização e na do ambiente.

    Eu amava as rosas, mas era somente isso. Hoje sei da importância que elas tem em nossa vida emocional e espiritual. Hoje, cada pétala que cai, é levada por mim com muito carinho para secagem. Hoje consigo ver além da sua beleza material. Mais do que ver, consigo sentir as sutilezas que elas têm nos propiciando harmonia, pureza, paz, felicidade, carinho, amor…

    Saber hoje que elas nos ligam aos nossos Orixás, que nos equilibram, nos protegem … é uma grande benção que recebemos da natureza.

    Obrigada Mãe Mônica. Ser sua aluna também é uma benção de Oxalá.

    Axé a todos.

  10. solange disse:

    A rosa é qualificada como a rainha das flores, ela teria sido criada, segundo a mitologia grega por Clóris, deusa das flores (Flora entre os romanos), com o corpo inanimado de uma ninfa. Foi consagrada a Afrodite, deusa do amor e depois a Vênus na época romana. Só uma pequena coincidência (não nos lembra nada??).
    Tomar banho, apreciar sua beleza, sentir seu perfume, é algo muito bacana para praticarmos sempre, ainda mais agora com mais conhecimento.

  11. Samira Maria disse:

    A rosa trás benefícios energéticos aos nossos chacras, trás sua beleza, suavidade e harmonia ao nosso lar e nos enternece com seu perfume.
    A rosa além de nos remeter a antiguidade com a Deusa Afrodite, na Idade Média era atributo das virgens. A rosa de sete pétalas na alquimia representava os planetas, os metais e suas operações alquímicas. Já na era Cristã simbolizava a Virgem Maria e ao amor Divino.
    Percebe-se que não é de hoje que a mesma tem seu valor sagrado, se entrelaçando com nossa Umbanda em virtudes, amor e fundamentos. Salve as rosas…..

  12. Luciane Santos disse:

    Procuro sempre ter rosas em casa, ora em vasinho, ora no altarzinho, ora na quarto…. ora num cantinho da minha mesa de trabalho (faz uma diferença)…

    Muito bacana o comentário das irmãs acima, relacionando as Rosas às Deusas…. deusas do amor… bonito demais e faz todo o sentido .

    Bobo é quem ainda não se permitiu esse carinho.

    Simbora gente comprar flor !

    Axé a todos

  13. elder disse:

    Sou médium e moro em BH. Sempre tomo banho de rosas brancas, onde percebo com muito clareza o fortalecimento da aura, a aproximação com meus guias e a tranquilidade de espírito.

  14. fatima guedes disse:

    acho muito importante saber a importancia das rosas em nossas vidas , mesmo porque estão sempre presente de alguma forma , só acho uma pena que em nenhum site a pessoa coloca quantos e quais os melhores dias para se fazer os banhos. abraços.

*