CONSELHOS PARA ACABAR COM A MÁGOA

magoaEtimologicamente, a palavra ‘Mágoa’ tem origem a partir do latim macula, que era utilizada para se referir ao sentimento de desgosto, amargura, tristeza e ressentimento.

Aliás, triste é saber que esse sentimento é comum nos seres humanos. Ele é  caracterizado por uma sensação provocada a partir de um ato indelicado, decepcionante e de ofensa por parte de outrem. Uma sensação de impotência diante de uma situação, algo cinza, algo vazio como um buraco por dentro.

Mágoa é uma sensação de desconforto que pode durar por muito tempo, em alguns casos até para sempre. É intenso e contínuo, pior ainda é que pode significar o ato de invejar algo que pertence a outra pessoa.

Infelizmente não há receita pronta para se livrar dessa sensação, uma opção é tentar conversar, tentar ouvir a outra parte para entender os pontos que te afligem… Certamente há mais coisas nas entrelinhas que precisam ser faladas, trabalhadas e principalmente, encerradas. Importante tentar sentir como uma oportunidade de trabalhar a si mesmo e expor o que sente.

Aproveite também essas dicas para eliminar a Mágoa, vão fazer a diferença:

1 – PASSE A OLHAR O SEU PASSADO COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO: Ao invés de acreditar que aconteceram coisas erradas com você no passado, passe a enxergar essas situações como oportunidades de crescimento. Uma dica é utilizar a frase: “Ou eu consigo ou eu aprendo”.

2 – OLHE PARA AS PESSOAS COM COMPAIXÃO: Costumamos ser condenadores vorazes das atitudes alheias e até das nossas. Cobramos atitudes perfeitas e esquecemos que todos tem seus limites. Uma maneira de trabalhar esse “julgador interno” é a compaixão. Comece a olhar as pessoas lembrando que todos tem os seus limites e que todo equívoco nada mais é do que o limite de cada um.

3 – APRENDA A SOLTAR: Nossa mente tem o poder de prender ou de soltar. Tudo que você fixa o seu pensamento você prende no seu emocional. Se as lembranças do passado ainda lhe causam dor, tente assumir o ponto de vista dos dois conselhos anteriores, e se ainda tiver dificuldades pense nas oportunidades que você quer criar em sua vida.

4- NÃO ALIMENTE A VÍTIMA: Todos já nos consideramos injustiçados em algum momento. Porém focar nesse personagem não vai resolver nossos desafios, apenas nos aprisionar como reféns do nosso passado. Sempre lembre que independente do que lhe aconteceu, não é seu passado que determina sua vida é a sua atitude no hoje que molda os seus caminhos. Você não é o refém, é o protagonista!

5 – PRATIQUE A POSITIVIDADE E A GRATIDÃO: Ser positivo não é ser ingênuo, é ser prático e ver o melhor de cada situação. Filtre o que você quer levar com você de suas experiências e seja grato por tudo que viveu. Há situações que são desagradáveis, porém mesmo elas nos são importantes. Seja grato por quem você se tornou e saiba que muitas situações melhores virão.

 

Mônica Caraccio Ibà
@monicacaraccioiba
YOUTUBE: Monica Caraccio Ibà

2 ideias sobre “CONSELHOS PARA ACABAR COM A MÁGOA

  1. Sensacional!

    Ensinamento pra se ler e reler quando está “bem” para ser fácil de aplicar nas horas em que este sentimento nos rodeia.

  2. Axé mãe!!
    Muito boas as 5 dicas. Fazem total sentido na forma como recebemos tudo e principalmente, nas próximas oportunidades que estão por vir nas nossas vidas.
    Muito obrigada pela reflexão!
    Beijo grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.