Hormônios da felicidade

images (1)Hormônios da felicidade: quais são e como podem ser estimulados

Hormônios da felicidade são neurotransmissores capazes de gerar sensações como alegria, recompensa e bem estar. Entre os hormônios da felicidade mais importantes estão a serotonina, a endorfina, a dopamina e a ocitocina.

Esses neurotransmissores atuam como mensageiros químicos, transportando, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo. Além das sensações, eles podem afetar uma ampla variedade de funções físicas, incluindo frequência cardíaca, sono e apetite.

QUAIS SÃO_________________________________

  • SEROTONINA – É o neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer dando um impulso benéfico para a vida sexual, além de apetite, sono, memória, aprendizagem e bem-estar. A ausência dessa substância no cérebro pode causar de mau humor a depressão.
  • ENDORFINA – A endorfina atua como um poderoso analgésico, sendo liberada pelo organismo em situações de dor e estresse. Ao atuar nas células nervosas específicas, nos faz sentir menos desconforto. Além disso, ela ajuda a controlar a resposta do corpo ao estresse. Pesquisas apontam ainda potencial para inibir o crescimento de células cancerígenas e equilibrar a produção de outros hormônios.

  • DOPAMINA – A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas, principal neurotransmissor na regulação dos processos motivacionais. Ele nos impulsiona a alcançar os objetivos. E é exatamente por causar sensação de prazer que sua liberação é estimulada por algumas drogas viciantes. Além disso, a dopamina atua no controle de movimentos, aprendizado, cognição e memória.
  • OCITOCINA – A ocitocina tem ligação com reduções de ansiedade e sentimentos de calma e segurança. É responsável por promover sensação de confiança, auxiliando na criação de laços nos relacionamentos de modo geral, o que a fez ser classificada como o “hormônio do amor”. Estudos apontam poder de diminuir a memória de experiências ruins e melhorar o processamento de informações sociais.

COMO PODEM SER ESTIMULADOS________________

De acordo com a neurocientista Candace Pert, “cada um de nós tem sua própria farmácia de luxo ao preço mais econômico, que produz todos os medicamentos de que precisamos para o bom funcionamento do corpo e da mente”. O problema é que, por uma série de razões, muitas pessoas nunca encontram as drogas que precisam na “farmácia da mente”.

Confira abaixo algumas dicas de como podemos estimular a liberação dos hormônios na felicidade em nosso corpo.

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COMO ESTIMULAR A SEROTONINA

Cuidar de si – Descansar e prestar atenção às suas necessidades é crucial para a remoção de cortisol, hormônio ligado ao estresse, e o aumento da serotonina. Encontre tempo para cuidar de si mesmo e de seu corpo. Você pode fazer isso com massagem, sauna, ioga ou outra atividade de redução de estresse que você goste.

Tomar banho de sol – A luz solar estimula a produção e a liberação de diversas substâncias benéficas em nosso corpo. Comece o dia com 15 a 20 minutos de sol para ver uma acentuada melhoria na sua produtividade e felicidade. Usar protetor solar não atenua os efeitos da luz solar sobre a nossa química.

Ingerir 5-HTP – A 5-HTP é um aminoácido natural, precursor da serotonina, que pode ser suplementado por via oral. É normalmente prescrito em tratamentos de ansiedade, depressão, fibromialgia, insônia e hipertensão.

Meditar – Os efeitos da prática regular de meditação incluem a redução do cortisol, o que possibilita o aumento na produção de serotonina e outros benefícios para o corpo. Não é preciso se sentar por horas para obter seus benefícios. Uma prática diária com duração de 15 a 20 minutos já pode apresentar resultados positivos.

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 COMO ESTIMULAR A ENDORFINA

Tomar banho frio – Tomar um banho gelado é ruim enquanto se está no chuveiro, mas todos se lembram da sensação de bem-estar ao fechar a torneira. Isso porque nosso corpo libera a endorfina para diminuir a sensação do choque térmico causado pela água fria. Ao se interromper o causador do choque térmico, sobram os efeitos da endorfina.

Se exercitar com mais intensidade – Pesquisadores descobriram que o treinamento de alta intensidade, que induza atividade anaeróbica, estimula a liberação de endorfina na corrente sanguínea. É uma resposta à escassez de oxigênio durante a produção de energia nos músculos.

Dormir mais – A privação do sono tende a diminuir a conexão da endorfina com os receptores do sistema límbico, que controla a sensação de prazer. Assim, uma noite bem dormida pode nos permitir o melhor aproveitamento da endorfina.

Tomar sol – Assim como a serotonina, a endorfina é influenciada pela exposição ao sol. Neste caso, porque ela afeta diretamente a produção de endorfina em nosso organismo. Se você não consegue tomar sol por qualquer motivo, pode usar uma luz UVB, que também induzirá a produção de vitamina D, ou ainda suplementar diretamente a vitamina.

Sair com amigos – Um programa em boa companhia tem potencial para liberar endorfina no organismo. Isso ocorre porque as interações sociais positivas estimulam a liberação de serotonina, atuando na mesma área do cérebro ligada ao efeito de drogas.

Comer alimentos com seus precursores – Chocolate, pimenta, aveia, alface e sementes de abóbora e girassol. Estes alimentos têm entre seus componentes os ingredientes da endorfina. Quando combinados com a prática esportiva ou algum outro estimulante, podem impulsionar a produção do hormônio.

Comer alimentos saborosos – Estudos demonstraram que a estimulação de receptores da endorfina aumenta após a ingestão de alimentos que apreciamos. Não por outro motivo, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e altamente palatáveis é apontado como fator importante para as crescentes taxas de obesidade em todo o mundo.

Receber acupuntura – Nossos opioides inatos desempenham um papel importante nos efeitos da acupuntura. Em geral, a acupuntura ativa nosso sistema opioide, influenciando a liberação e síntese de endorfina e regulando a função e expressão de seus receptores.

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COMO ESTIMULAR A OCITOCINA

Abraçar demoradamente – Pesquisas mostram que abraços demorados, superiores a 30 segundos, têm potencial para estimular a liberação de ocitocina no cérebro. Este ato é especialmente recomendado para crianças, que podem crescer com sensação de acolhimento.

Ter relações sexuais – Estudos mostram que o corpo é gradativamente tomado por ocitocina durante uma relação sexual. Este é um processo que começa com os primeiros estímulos táteis e atinge o nível máximo durante o orgasmo.

Tomar sol – Assim como a endorfina, a ocitocina tem sua produção influenciada pela exposição ao sol. Se você não consegue tomar sol por qualquer motivo, pode usar uma luz UVB ou suplementar com vitamina D.

Relaxar – Ações que levam ao relaxamento, como ouvir música calma, praticar yoga, tomar banhos quentes e meditação induzem a liberação de ocitocina em nosso organismo.

Tomar o hormônio – Sim, a ocitocina é um hormônio da felicidade que pode ser ingerido diretamente. Ele é produzido por farmácias de manipulação, sob receita médica, e pode ser ingerido via spray nasal ou gotas sublinguais.

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COMO ESTIMULAR A DOPAMINA

Atingir metas – A dopamina é liberada quando se atinge um objetivo. Aos transformar uma meta de longo prazo em pequenas metas de curto prazo promovemos um aumento da dopamina ao longo do caminho. Também podemos nos propor metas simples, como tentar uma nova receita, esvaziar sua pasta de e-mails ou aprender a usar um novo aplicativo.

Praticar exercícios físicos – Estudos indicam que a atividade física aumenta a produção de novas células cerebrais, retarda o seu envelhecimento e melhora o fluxo de nutrientes para o cérebro.

Reforçar o sistema antioxidante – Por ser facilmente oxidada, a ação da dopamina é maior quando estamos com o sistema antioxidante fortalecido. Uma dieta com betacaroteno, vitamina C, vitamina E e minerais auxilia o organismo na produção dos antagonistas dos radicais livres.

Praticar meditação – Estudos mostram que praticantes regulares de meditação experimentam elevada capacidade de aprendizado, aumento da criatividade e relaxamento profundo. Ficou demonstrado que a meditação aumenta a dopamina, melhorando o foco e a concentração.

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Seja qual for o caminho escolhido, o importante é persistir na prática, pois as pesquisas mostram resultados crescentes com o tempo. Eu garanto! E a ciência também!!!

Mônica Caraccio Ibà
@monicacaraccioiba

Uma ideia sobre “Hormônios da felicidade

  1. Axé mae!!

    Que gostoso estar numa casa que tem tanto conhecimento, tanta cultura, tanto axé!!

    Que privilégio. Muita gratidão sempre

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